segunda-feira, 11 de julho de 2016

Fechamento - Junho de 2016

Junho foi, apesar de tudo, um bom mês, com resultado de +1,5%.
Consegui receber o valor referente a venda do meu antigo carro, o que me permitiu repor uma parte dos valores que havia retirado (troquei esse ano, depois explico em outro post, mas adianto que esse dinheiro do carro já estava separado na poupança, justamente pq sabia que iria utilizar em breve).

Bem, vamos aos números:
Aporte de R$ 4.852,40.



Fiz algumas movimentações, pois ainda tenho LCA de banco, pagando 84% do CDI, com rentabilidade diária, mas que se extinguirá ainda esse mês de julho, por isso estou "girando a carteira" e realocando meus investimentos.

LCA do banco - rentabilidade diária, mas com os dias contados
Esses R$ 72,801,19 foram completamente realocados, para oportunidades que julguei adequadas, já que não prevejo nos próximos 3 anos nenhuma compra que precisarei de $ disponível de forma imediata.

Em Tesouro Direto não aportei nada esse mês.

Mais uma boa valorizada no Tesouro Direto. Pena que não comprei mais em fevereiro e março.
Da mesma forma com os FII, apenas reapliquei quase que a totalidade da minha pequena rentabilidade.

FII - mês sem aporte, apenas com reinvestimento.
Vale lembrar que dos FII, o valor da carteira só passei a acompanhar adequadamente em maio. Portanto, os valores da carteira de fevereiro, março e abril são meros chutes, mas a rentabilidade anual está ok, já que é baseada nos aportes e valor atual da carteira.

Bem, comprei CDB em duas corretoras, pré e pós-fixados.
Numa delas foram R$ 53.000,00, sendo que ao final do mês eu tinha R$ 147,94 a mais (ou 0,28%); na outra foram mais R$ 20.000,00, sendo que ao final do mês, contava com R$ 120,09 de lucro (ou 0,44%).

Comprei também R$ 5.000,00 de LCI numa das corretoras, com a taxa de 97% CDI. Ao final do mês, meu crescimento foi de R$ 33,17, ou 0,66% a mais.

Acredito estar no caminho certo, pois o objetivo é terminar o ano com R$ 220.000,00, ou R$ 4.000,00 a mais que em fevereiro (lembrando que foram R$ 35.000,00 no veículo e R$ 1.500,00 a mais de seguro).

Ah, vale lembrar que vou mudar para um pacote de contas digital, pois não cobra tarifa. Depois que baixei de R$ 150.000,00 o banco quer me cobrar tarifa pra manutenção da conta e anuidade do cartão.

6 comentários:

  1. Muito bem vindo! Tambem estou a pouco tempo por aqui mas sempre aprendendo muito com o pessoal.

    seja bem vindo e já está no meu Blogroll

    Como somos novatos a melhor maneira de crescer e um seguindo o outro blz.

    Forte Abraço e Boa sorte

    Bons Ventos e Mares Tranquilos!

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar marujo, já te adicionarei aqui!

    Mas teremos que crescer não só seguindo um ao outro, mas efetivamente participando das discussões.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. FPI,

    TB estou no time dos novos investidores, junto com vc e o marujo.
    Vc usa uma aba da planilha do AdP para cada tipo de investimento? Fiquei confuso...

    Uma pequena sugestão: se for isso mesmo, coloque o título do investimento na figura, pois quando abrimos a figura em tela cheia, o título do investimento fica para trás... portanto não tem como saber do que se trata...

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Pãodurismo 7, vou seguir essa dica!
    uso sim um para cada investimento. Tenho CDB em duas corretoras, mas acho q os juntarei numa mesma aba da planilha, ainda estou vendo isso.
    Estou reajustando a carteira, mas em breve deve seguir sem giros

    ResponderExcluir
  5. Cara, primeiramente bem vindo! Acho bom demais ter mais funcionários públicos na blogosfera, apesar da classe ser tão xingada por aí. Vou colocar nos meus relacionados. Flw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Tem funça que trabalha, é dedicado, e ainda investe!
      Vou te add no blogroll tb

      Excluir