terça-feira, 6 de setembro de 2016

Fechamento - Agosto de 2016

Agosto foi um mês bastante difícil para mim, na renda variável e também no trabalho.
A meta de R$ 206k não foi alcançada por pouco, já que obtive uma rentabilidade apenas de + 1,02 % !

Durante o mês gastei um pouco além do previsto, até mesmo por conta dos gastos não previstos com a manutenção do celular (lançados em "outros gastos"). Novamente gastei muito com comida fora (bares e restaurantes, que inclui quando não levo comida para o serviço e quando saio mesmo), porque não me organizei corretamente e acabei por não levar minha alimentação de casa.



Os gastos com despesas bancárias foram quase zerados, mas serão zeradas em breve, já que estou nos últimos ajustes bancários. Essa semana foram resolvidos os problemas com o cartão de débito :D

Vamos voltar aos investimentos.

Esse mês o aporte foi de R$ 1.784,02, novamente acima do previstos expectativas (que era R$ 1.500). Eu evito girar a carteira, então não há nada de muito diferente.



 A poupança eu uso como uma reserva do mês. Sempre pago minhas contas e zero a conta corrente, se precisar de algum gasto em $$ ou o débito, tiro da poupança. O dinheiro extra foi movimentado para o Tesouro Direto.




O TD recebeu R$ 6.062,20 vindos da poupança. Contudo, esse mês a rentabilidade dos títulos foi baixa, apenas 0,55 %, mas o importante é que ficou positiva e que o "bolo" está aumentando.



O meu aporte de "dinheiro novo" foi todo nos FII. E nele também reinvisto seus proventos (esse mês foi de R$ 386,00).
A rentabilidade dos FII foi quase inexistente (+ 0,74 %), mas tenho gostado bastante desse investimento. É ótimo ter um rendimento todos os meses. OBS: no exato momento desta publicação, em setembro já temos a rentabilidade de -0,90% :((  


Quanto aos CDBs, não foi realizado nenhum aporte, sendo registrados apenas os rendimentos (brutos), que foram muito bons.



Da mesma forma, a LCI também não recebeu mais aportes.

Haviam perguntado onde encontrei essa LCI. Aqui está a resposta :D
A meta para alcançar os R$ 220 k de patrimônio até o final do ano (desconsiderando o carro) está conforme o planejado (igual ao ibope, com 3% para mais ou para menos). Pena que agora não dá pra dobrar a meta, como nos diria uma querida pessoa.

Também passei a controlar a alocação de ativos, vejam só:



Gostaria de saber: preferem ter essa informação, sim ou não? Gráfico, tabela ou ambos?

Trabalho:  agosto foi um mês conturbado aqui, pois houve uma reestruturação e com isso, não fico mais num cargo que me acrescentava R$ 500,00 por mês. Será necessário reajustar os gastos para que eu possa me manter dentro do planejado.

Estudos: as metas de estudos nos finais de semana não estão sendo concluídas. Meu principal calcanhar de aquiles no momento.

Saúde: está tudo em ordem, mas há dois meses estou muito relaxado com a alimentação. Este mês estou voltando pra linha, vamos ver como segue. Vou atualizando pra vocês. Além disso, a disciplina na musculação está dentro dos parâmetros.

Vida social: tenho, mas não tenho muito isso. Não saio muito com os amigos ou colegas, fico com a família e "amigas", que atualmente têm me tomado tempo demasiadamente. Preciso reajustar esse ponteiro.

"A vida requer equilíbrio" - sei lá quem escreveu, só sei quem me ensinou isso.

16 comentários:

  1. Fala FP beleza?

    Um belo.patrimonio ja.

    Uma dica nao se ligue muito nas rentabilidades dos FIIs, e sim com o fluxo mensal e os fundamentos. Sao ativos que se forem bons irao aunentar o preco da cota ao longo do tempo.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas que dá uma dor no coração, isso dá.
      Ainda não estou bem adaptado à volatilidade da RV hehehe...

      O patrimônio não está ruim, mas poderia estar muito melhor. Fruto de escolhas não tão boas no passado, mas bora seguir em frente.

      Excluir
  2. Fala FPI, que despesa é essa barata com moradia? Mora com os pais? Em república? Vc tem uma carteira já respeitável, 200k... Qual tua renda bruta e média de aporte mensal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Self, moro com parentes e praticamente só durmo em casa. Então dou um $ por mês e ajudo a pagar tv a cabo/internet.
      A renda bruta gira entre 9 e 10k, mas pode abater 40% disso ai de descontos e impostos. O aporte mensal segue ai na planilha, uns 1,6k por mês

      Excluir
  3. Pelo seu patrimônio achei que tivesse um pé no mercado de ações kkkk. Tenho vontade mas quero estudar mais antes de entrar na brincadeira. Flw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não,
      também estou precisando estudar mais pra entrar nessa brincadeira

      Abc

      Excluir
  4. FPI, boa carteira! Quanto à rentabilidade, não está tão ruim assim! Se você aportou muito para o final do mês no TD, a rentabilidade fica mascarada.

    Abraço e siga em frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é cara, mas setembro será um mês difícil, logo mais eu posto umas atualizações pra vocês =(

      Excluir
  5. Rapaz!ótimo patrimônio, hein!que isso veio, investindo com foco, logo logo vc ta de boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver se sobreviverei a setembro. O mês começou difícil, logo logo eu dou uma atualizada pra explicar direitinho

      Excluir
  6. Respostas
    1. Valeu Pretenso,
      mantenhamo-nos fortes!
      Os ventos do mimimi estão atrapalhando a blogosfera

      Excluir
  7. Belo crescimento! Aos poucos, vamos crescendo e um dia chegaremos lá, na IF!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Investidor Cearense! Vamos nessa! Espero que esse dia chegue logo heheheh

      Excluir
  8. Belo crescimento, espero um dia ter um patrimônio desses.

    Meus parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente terá CM. É preciso, acima de tudo, disciplina.

      Excluir