sábado, 1 de outubro de 2016

Fechamento - Setembro de 2016

Setembro posso considerar um ótimo mês  no trabalho e mediano nas finanças.
A meta de R$ 209,7 k não foi alcançada por pouco, mas completei 99,78%, ou seja, foi aceitável.
A rentabilidade da carteira foi de  + 1,37 %, mas o aporte foi de apenas R$ 469,75, o que significa dizer que aportei somente 31,32% do projetado 😐
 







O diminuto aporte foi em razão, principalmente, do excessivo gasto no mesmo anterior.
Não vou recolocar aqui todos os gastos porque quase ninguém se interessa, ou mesmo acompanha isso, mas quem te dúvidas, eu faço o controle de gastos pela plataforma Guia Bolso.
Resumidamente tive um baita problema com a cobrança da empresa de TV a cabo (isso porque é em débito automático hein) e o lado bom é que eu gastei menos comendo na rua.

Ah! Os gastos e despesas bancárias foram completamente zerados. O lado ruim para algumas pessoas é que o Banco do Brasil não permitirá novas adesões às contas digitais; o lado bom é que quem já tem, permanece. Está tudo explicado no blog Valores Reais
! Dica: quem estiver procurando alternativas de bancos digitais, tente olhar no seu próprio banco ou conhecer o Banco Intermédium. Estão falando bem dele por ai.

Investimentos: o aporte foi realizado na poupança, pois sabia que esse mês seria conturbado, e foi mesmo uma escolha acertada, já que precisei fazer saque no último dia do mês. A estratégia de manter um pequeno valor na poupança tem se mostrado acertada pra minha realidade (assim não pago juros de cheque especial e tenho uma segurança para emergências).

Pra quem gosta de acompanhar cada investimento, seguem as planilhas:

Desconfio que tenha algo errado com os valores que lancei, já que em março a rentabilidade está negativa, o que é pouco provável em se tratando de poupança

Sem aportes no TD pra mim. A única novidade é que o Tesouro voltou a operar nos horários normais!

Não fiz nenhum aporte em FII =( mas comprei, com os rendimentos, 3 cotas de KNCR11.





Os planos para atingir os R$ 220 k de patrimônio até o final do ano (desconsiderando o carro) tem se mostrado acertado e bastante razoável - lembre-se, é preciso considerar também o aspecto da exequibilidade. Vamos seguindo forte, outubro promete ser muito melhor!

Vejamos como está alocado o patrimônio:



Trabalho:  ao contrário de agosto, setembro foi um ótimo mês, apesar de haver se concretizado a reestruturação e com ela o cargo que eu estava acumulando. Por outro lado, fui reconhecido este mês e consegui fazer um pequeno (nano) projeto que ajudará meus colegas a diminuírem os erros em situações específicas com as quais trabalhamos. Isso é muito satisfatório.

Estudos: as metas de estudos nos finais de semana continuam não estão sendo concluídas. Entretanto, estou me animando a planejar as coisas pro ano que vem e consegui colocar umas coisas atrasadas em ordem. Não cheguei nem perto do que eu queria, mas dei um passo.

Saúde: está tudo em ordem e este mês comecei a voltar pra linha, ainda cometendo alguns deslizes, mas tem sido menores. A disciplina na musculação está dentro dos parâmetros e o percentual de gordura no corpo está bastante aceitável (fiz bioimpedância esse mês).

Vida social: como sempre, não saio muito com os amigos ou colegas, fico com a família e "amigas", estou reajustando esse ponteiro. Agora já posso trocar de "amigas" para "amiga". Vamos ver como seguirá esse jogo.

36 comentários:

  1. Carteira equilibrada.
    Só tomaria cuidado com esta reserva de emergência : Sobre planilha do Adp ela distorce retiradas, resumindo a planilha não funciona muito bem com retiradas.
    Neste caso o que tu faz? mesmo erro que vejo em outro participantes da blogosfera, contabiliza reserva de emergência como patrimônio.
    Tire a reserva de emergência do patrimônio bruto, trabalhe com alguns meses de despesas pagas não contabilizadas como patrimônio, para que assim não precise fazer retirada de sua carteira, muitas retiradas estragam desempenho da carteira no longo prazo.

    Boa sorte em sua jornada
    Estou na cola dos 200k me aguarde que vou passar esta barreira em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MD, valeu pela dica.
      Vou me organizar pra tirar essa reserva de emergência da conta, mas estou esperando umas outras coisas virarem pra garantir uma reserva em separado.
      Eu tenho tb um seguro para casos médicos e para acidentes, o que facilita bastante.

      Quero ver tu romper a barreira dos 200k. Sensação boa demais!

      Excluir
  2. opa FPI, é devagar e sempre.
    Dinheiro se ganha no tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente Frugal.
      Estou relendo várias coisas pra fortalecer o mindset low profile ;)
      Abc

      Excluir
  3. Por que a concentração enorme em CDB? Quanto rende essa aplicação?

    Parabéns pela evolução! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DH, peguei alguns CDB 120% e IPCA+8 e IPCA+8,20%, logo quando ainda não tinha nada em Renda Variável (quando reinvesti meu LCA do BB).
      Tenho tb uns CDB próximos a 14% (uns com pouquinho mais, outros pouquinho menos).
      Também fiz assim pois sou novo na RV, enquanto estudo o $$ vai rendendo

      Excluir
    2. IPCA+8 e CDB 120 são investimentos razoáveis/bons para a renda fixa. Valeu!

      Excluir
    3. Sim, considerando meu volume de investimentos, achei bom.
      Pena que não aproveitei aqueles pré a 16% a.a.

      Excluir
    4. É arriscado concentrar os investimentos. Sem contar que o Brasil naquela época estava à beira de um apocalipse...

      Excluir
    5. Muito mesmo DH.
      Embora tenha muitos CDB (proporcionalmente), eles são de instituições distintas, o que confere maior segurança tanto pela menor probabilidade de todas "quebrarem" ao mesmo tempo, quanto pela maior segurança caso precise acionar o FGC

      Excluir
  4. Olá Funcionário público investidor! Tem previsão de entrada no mercado de ações ? Trabalha em que área do serviço publico ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto, blz?
      To querendo entrar esse ano ainda. B&H, acumular patrimônio nas ações!
      Trabalho na área de direito, mas pro Poder Executivo.

      Excluir
  5. Buenas, FPI! Bela rentabilidade e tomara que recupere o nível de aporte - como você falou é muito importante!
    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente IPV, os aportes sempre são muito importantes. Mas nessa fase que estou, é fundamental conseguir manter os aportes de maneira firme e consistente... São só mais 20 aninhos assim, depois dá pra relaxar :D

      Excluir
  6. Show a rentabilidade! Bem diversificado e com segurança!

    Bons ventos e mares tranquilos

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá FPI.

    Te adicionei e estarei aqui mais frequentemente.

    Sucesso este mês meu caro

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta honra receber suas visitas aqui Vdc!
      Fico bastante contente.
      Estou sempre visitando sei blog tb.

      Abc

      Excluir
  8. Olá FPI,
    Aportando muito ou pouco o que vale é a regularidade e disciplina.
    Me tira uma dúvida, quais os seus títulos do TD? Vi que renderam 2%, show.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho Selic 2021, IPCA 2019 e 2035, IPCA c/ cupom semestral 2027 e prefixado 2023!

      Excluir
  9. FPI,

    Vc pegou as boas taxas do TD no começo do ano... e os FII tb estavam mais baratos.
    Parabéns pela carteira.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Pãodurismo7,
      Também comprei FII bem mais baratos, arrependo-me de ter entrado tão aos poucos, mas faz parte do aprendizado.

      Obrigado!
      Abc

      Excluir
  10. Respostas
    1. hahaha... Ai não pô...
      Tu já tem filhos, reputação, esposa...
      Já pensou se me aparece uma pretendente, encantada com minha linda foto e desiste de mim por causa da amizade "colorida"...kkk Vale não Uó

      Abc

      Excluir
  11. Retribuindo a visita!
    Sua carteira está muito boa, acho que, no meu caso, vou seguir mais ou menos nessa linha e tentar manter uma rentabilidade neste patamar.

    Vamos ver como minha "carteira" de ações vai se sair esse mês. Alguns papeis eu já tenho em mente que vou vender.

    Sobre a conta digital do Banco do Brasil, se eu te contar minha história você não vai acreditar...
    No fim de agosto pedi para minha noiva ir a agência do BB transformar a conta dela para digital. Chegando lá, os atendentes não sabiam do que se tratava! Disseram a ela que não existia esse tipo de "conta". Que todas cobravam tarifa, etc.
    Insisti ao telefone com ela e mandei o .pdf do Banco do Brasil. Enfim aceitaram a "existência" da Conta Digital e resolveram "fazer".

    Pediram para ela assinar um contrato e falaram que com 24h ela deveria ir a um caixa eletrônico e habilitar.

    Resultado? Ela foi ao caixa eletrônico e o que ele fizeram foi habilitar uma porcaria de um PACOTE que cobra 11,55 ao mês. Agora o Banco entrou de greve e tem essa bela notícia!

    Eu quero só ver como vão resolver...

    BACEN e JEC ai vamos nós.

    Ah, já é a segunda que o Banco do Brasil apronta comigo. A outra foi um depósito de R$200,00 via envelope que não saiu comprovante e o dinheiro até hoje não entrou na conta e eles se RECUSAM a apresentar as filmagens, mesmo em juízo (o juiz não pediu e deu ganho de causa ao BB, um absurdo!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puts, q ruim cara. Se não der certo pelo BB (tente via BACEN e PROCON, com cópias de e-mails e números de protocolo), tente pelo Itaú ou Intermédium.

      Boa sorte!
      abc

      Excluir
  12. Grande FPI, sua carteira está bem dívida em produtos.

    Me adiciona nos favoritos aí. Forte abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Rato, já tá add!
      Aliás, já era pra ter adicionado antes!

      Quanto a carteira, pretendo aumentar um pouco mais a exposição em RV, vamos ver aos poucos como segue

      Abc

      Excluir
  13. FPI, ótima diversificação. Ainda não entrei no TD, pois as taxas não estão atrativas atualmente. Pretendo ingressar nos FIIs em breve, vamos ver. Quando vc entrar nas ações, escolha empresas com bons fundamentos e entre devagar, aos poucos. Rumo ao Milhão. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, IM, vou aos poucos mesmo,
      estou vendo como estudar os fundamentos e coisas assim...

      Abc

      Excluir
  14. Conhece o site do Bastter? Tem muito material lá sobre ações. Bons estudos. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já dei uma olhada, mas ainda não me aprofundei. Buscarei maiores informações. Vou levar nas minhas férias esse mês

      Excluir
  15. Olá FPI, bons investimentos a você. Você tem uma boa carteira.
    Adicionei você na minha lista de blogs. Adicione-me aqui também.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo progresso.
    Como consigo um planilha assim?
    Por exemplo nas cotas do tesouro direto, como o cálculo do número de cotas é feito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cálculo é feito automaticamente. Uso a planilha do Além da Poupança, que está no meu blogroll! Abc

      Excluir