terça-feira, 1 de novembro de 2016

Atualização do Patrimônio Financeiro - Outubro de 2016: R$ 214.437,40 ou + R$ 5.192,10 (+2,48%)


Outubro, eita mês abençoado! Parar e refletir sobre a vida é muito bom: quanta coisa pra agradecer e tão pouco pra pedir.
O título da atualização está diferente à pedidos do ranking financeiro, cujo blog não mais está disponível, algo que me deixou curioso e, ao mesmo tempo ressabiado.
Logo mais teremos o ranking do Viver de Construção sendo atualizado também!
Para facilitar a minha vida (e a dos leitores mais curiosos, como eu sou), inclui duas colunas na planilha de acompanhamento do AdP, para as quais dei o nome de “Var. Patrim. / mês ant.” – Variação Patrimonial sobre o mês anterior, que apresenta a diferença percentual e em DilmasTemers.
Importante observar que mesmo tendo aportado o total de - R$ 21k esse ano, meu patrimônio total já aumentou em R$ 8k

 A meta desse mês foi alcançada =) e ultrapassada =D
Estimei R$ 213,5 k e alcancei R$ 214,4 k, ou seja 100,44%.
A rentabilidade da carteira foi de  + 1,56 % e o aporte foi de R$ 1.900, 00 – também um pouquinho acima dos R$ 1.500 projetados.

As férias permitiram um aporte um pouco melhor e assim, desde julho, a média dos aportes está em R$ 1.477,37 (98,49%).
Nos próximos meses, até fevereiro, o cartão de crédito conterá altas despesas (sempre pago o total, claro), mas estava tudo dentro do projeto (pago estudos, combustível, seguro, tudo o que for possível com o cartão de crédito). Estou terminando de pagar umas contas, que optei por parcelar, já que não davam qualquer desconto pagando a vista. Esse ano adquiri MUITA, mas MUITA coisa mesmo, olhando pra trás, nem acredito que tudo deu certo - algumas coisas eram necessárias (há anos sem comprar tênis/sapato - não dava mais).
Ano que vem irei adquirir mais algumas peças chave pro meu guarda roupa (logo logo também farei um post sobre isso) enfim, mas tá tudo nas minhas contas.

Investimentos: o aporte foi realizado em ações, conforme já havia contado pra vocês e esta é a maior novidade do mês, mas não a única: girei alguns FII.
Vendi meus BPFF11, pois não estava confortável com ele. Não sei explicar, estava me trazendo muita angústia, em especial a questão afeta ao SPFW. E houve mudanças nele, enfim, deixei de lado. Acabei vendendo pelo preço que comprei, mas ele já subiu uns 8% desde então. Porém eu estou dormindo bem :D

Comprei RNGO11 substituir: algumas mudanças na gestão me deixaram contente e ele tem passado a diminuir a distribuição de dividendos, de forma a não ultrapassar o que foi arrecadado, o que também muito me agrada.

Com o que recebi dos meus FII, comprei alguns CTXT11, que também não tinha na carteira e já estava de olho há tempos. Parece-me ser bem administrado.
Não vou colocar cada uma das planilhas, acho que ninguém fica vendo isso, melhor eu fazer um resumão aqui pra vocês:

 Resumo da Rentabilidade
Ativo
Poupança
Tesouro
CDB Easy
CDB Órama
LCI Órama
FII
Ações
Valor
R$ 1.273,04
R$ 43.174,64
R$ 86.615,81
R$ 31.450,68
R$ 5.255,29
R$ 44.784,94
R$ 1.883,00
% mês
0,62 %
1,00%
0,94%
1,09%
1,02%
3,95%
- 2,13%


Vejamos como está alocado o patrimônio:


Obrigado ao Buscando Primeiro Milhão - realmente não tinha observado que estava errado o gráfico
Trabalho:  Bem, apesar de estar afastado, a reestruturação no trabalho mudou bastante coisa. Espero redesenhar o “workflow” agora que retornar às atividades, afim de otimizarmos as rotinas - sim, há funcionário públicos que se preocupam com isso: se você quer se tornar um, preocupe-se com isso se você já é um: preocupe-se com isso.


Estudos: as metas de estudos nos finais de semana continuam não sendo cumpridas. Novamente não cheguei nem perto do que eu queria, mas dei um passo.
Por outro lado, estou estudando uma nova fonte de renda. Por hora não falarei a respeito, mas parece que poderei suprir os buracos deixados pela reestruturação - nada excepcional, mas, se der certo, me permitirá manter os aportes em 2017.

Saúde: a gordura no corpo visivelmente aumentou durante as férias  =(, ainda mais pela falta de treino somada à indisciplina na alimentação. Agora que retomei à rotina, meu prazo para me livrar do peso extra é 10 dias – e já está valendo.

Vida social: como contei, fiz uma viagem com a família. Além disso, consegui visitar algumas amigas. Nesse ponto, o bicho tá pegando - preciso sair ainda meno$, apesar das bandas de cá serem mais afastadas, os preço estão exorbitantes.

Esse jovem senhor está precisando arrumar uma companheira, mas como sou chato, sistemático, analítico, etc, anda difícil. Candidatas surgem - uma até tentou me pedir em namoro no FDS -, mas não atende o que eu estou buscando pra vida. Difícil isso.

53 comentários:

  1. Belo resultado PFI, parabéns pelo controle e medição das metas. Também achei estranho o sumiço do Ranking Financeiro, logo logo começam a aparecer as primeiras teorias conspiratórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FPI, inverti as letras do acrônimo, acabou virando 'PFI', peço desculpas.

      Excluir
    2. Rsrsrs. Relaxa Surfista!
      Verdade, certeza q no feriado serão muitas as teorias criadas.

      Excluir
  2. FPI, não entendi bem o gráfico. Quanto você tem no total da sua carteira em RF e RV? Se somar tudo passa de 100% kkkkkk.
    Vejo que tem maior parte em RF mas achei o rendimento baixo para o mês que foi muito bom. Tem em algum lugar quais são seus CDB e quais são as suas ações?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade BPM,
      O gráfico esta equivocado, Pq ele busca o peso daquela aplicação em RF e RV.
      Assim q possível atualizo com os dados corretos, mas da pra ter uma noção pela tabela. De qualquer forma, deixarei tudo ajustado.
      Obrigado pela visita e também pela oportuna observação!
      Abc

      Excluir
  3. Um dia chego lá, parabéns, tua evolução patrimonial é maior que minha carteira, mas minha pequena árvore está nascendo agora, continuarei regando a mesma para que um dia ela fique frondosa como a sua!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai MI,
      Hoje minha evolução é maior que sua carteira, mas minha carteira já foi "negativa", inexistente, pequena... Mas é nessa fase pequena que você está construindo os sólidos alicerces do conhecimento financeiro. Siga em frente.
      Abc

      Excluir
  4. Boa rentabilidade FPI, você já está com um patrimônio legal.
    Bons investimentos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cowboy.
      Tenho só um pézinho de meia, pois não tenho casa própria, nem nada assim, ainda.
      Abc

      Excluir
  5. Parabéns FPI,
    Meta ultrapassada com folga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala catador, blz?

      Pois é, foi ultrapassada, mas não dá pra dizer que foi com folga... forma apenas 0,44% acima do projetado, mas não dá pra ficar triste, claro!

      Abc

      Excluir
  6. Muito bom, vamos seguir a caminhada...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo resultado Funcionário, nesses 10 meses conseguiu o dobre do rendimento da poupança, infelizmente tem a inflação que neste ano está em 5,5% que diminui o rendimento mas nada comparada ao do ano passado que foi mais de 10%, mesmo assim até o momento seu rendimento está quase três vezes a inflação, boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade RN, estou bastante contente de ter me livrado da saga dos bancos. Não foi tão fácil, fruto da cultura do medo, mas estamos melhorando aos poucos!
      Forte Abc

      Excluir
    2. Olá amigo, fiz um blog de finanças e de betismos legal. Acompanha lá e dá uma força. Adicionarei você no meu blogroll, adiciona aí meu blog também! Um abraço!

      Pobre-diabo.blogspot.com.br

      Excluir
  8. Buenas, FPI! Parabéns pela meta cumprida! Bom aporte e boa rentabilidade.

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  9. FPI, acabo de encontrar seu blog e achei bem interessante por ter me identificado. Tb sou FP Federal, com patrimônio e capacidade de aporte parecidos com os seus. Ainda não li todo o blog e não sei se já escreveu algo sobre segunda forma de renda para quem é servidor. Oq pensa a respeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CP, tudo certo?
      Bem, eu tenho outra fonte de renda. Eu opto por compatibilizar e ter fonte de renda extra que possa me aposentar tb e declarar tb... Questões pessoais e morais.
      Minha opinião é que é muito interessante ter uma segunda (e pq não terceira) fonte de renda. Geralmente as dos FP são aulas, que se aposenta cedo, não paga mal, e gostam muito.
      Outros empreendem, mas com os negócios em nome da esposa e tal. Não gosto muito dessa ideia.
      Se quiser conversar mais tb pode ser por aqui ou por email: fpinvestidor@gmail

      abc

      Excluir
  10. Ola FPI,

    Belissimo resultado.

    Tudo subiu, incluindo o BPFF que tamben vendi em 81 e pouco eu acho, mas, apliquei o valor em outros FIIs que subiram tambem.

    Muito legal, sempre lembre de agradecer a Deus por tudo de bom conquistado.

    E desejo sucesso na conquista da parceira ideal.

    Grande abraço e excelente mes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado VdC!
      Temos mesmo que agradecer!
      Todos os FII tão subindo muito, tô com grande dificuldade em direcionar os aportes corretamente para não fazer (muita) trapalhada no longo prazo.

      Obrigado ai pelos votos quanto à parceira.

      Excelente mês pra nós

      Abc

      Excluir
  11. Show de bola hem!

    Parabéns amigo pela excelente rentabilidade da sua carteira.

    Forte abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita Marujo, quanto tempo cara!
      Obrigado!

      Logo te faço mais uma visita,
      bons ventos pra ti.
      Abc

      Excluir
  12. Excelente rentabilidade anual para uma carteira bem conservadora. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade DH, pensei nisso esses dias! Fiquei muito surpreso.
      Arrependo-me de não ter abandonado a LCA do BB antes e de não tê-la abandonado rapidamente quando decidi fazer... MAs tudo tem um tempo de maturação.

      Abc

      Excluir
  13. "Esse jovem senhor está precisando arrumar uma companheira, mas como sou chato, sistemático, analítico, etc, anda difícil." Poderia ser eu falando aqui...

    Uma dúvida: vc não tem muitas opções legais no que tange a fontes de renda, tem? A lei não impede que vc desenvolva atividade remunerada?

    Grande abraço e parabéns pela meta cumprida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk. Pois é. Nada fácil achar uma companheira como exigimos...

      Depende da área,nao do Poder para o qual vc trabalha. Área de saúde é mais fácil, área de ensino tb, pesquisa científica e difusão cultural idem...
      Além disso você pode ser sócio, sem exercer atividade empresarial ("socio investidor"). Mas sociedade é como casamento... Difícil dar certo nesses moldes.

      Excluir
  14. Opa funcionário!
    Depois passa lá no Abacus para conferir os novos números da Finansfera...
    http://abacusliquid.com/blogs-de-financas/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. Fala FP! Se puder me linka por favor no blogroll. Já incluí o seu no meu blog. Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Fala FPI!!

    Gostei muito do seu primeiro parágrafo, devemos agradecer pois apesar de ainda longe da if, estar a caminho dela é coisa de gente privilegiada.

    Gosto de te acompanhar pois você também mostra a realidade do trabalho para o publico, não é 100% aspone. Ten gente que rala e cresce.

    Se puder, de uma olhadinha no meu blog, to iniciando mas quero compartilhar bastante coisa por lá!

    http://almofadinhaamarrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POde deixar que vou visitar sim!
      Obrigado por acompanhar.
      Te convido a comentar mais, assim podemos interagir!

      Abc

      Excluir
    2. (=
      Chefe, confesso que tu é macho, esses CDBs aí me dão mais medo que ações. Ex. Confio muito mais na AMBEV do que na órama. rsrs

      Excluir
    3. Hahaha. Faz parte. Mas Pq não confia na ORAMA? Muito me interessa isso

      Excluir
  17. Amigo, cheguei aqui através de um comentário seu no blog do mestre dos centavos ou do frugal simple, não sei ao certo...Mas então, dei uma lida nos seus posts e gostei bastante do conteúdo, quero acompanhar. Como posso assinar seu blog por e-mail? (Gosto de ler vários blogs aqui da blogosfera de finanças, mas fica inviável salvar um por um nos favoritos, aí acabo usando o blog do Mestre pois ele tem quase todos relacionados na lista dele)...Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, acabei de acrescentar essa ferramenta no blog.
      Você pode se cadastrar no botão existente no lado direito do blog, ou diretamente pelo feed
      http://feeds2.feedburner.com/FuncionarioPublicoInvestidor

      Abc

      Excluir
  18. Belo resultado meu caro FPI!
    Legal ver que de pouco em pouco seu patrimonio vai adquirindo a forma da bola de neve que todos sonhamos.
    Bons ganhos e um grande abraçoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Burguês.
      Pois é cara, ele tá tomando forma! Vamos ver como seguem as coisas, meu foco agora são os estudos, então acabo abrindo mão de umas oportunidades de renda extra, já que ajudam, mas não mudam minha vida, diferente do concurso.

      Tô escrevendo o post sobre roupas, quero ver se solto essa semana, to citando o seu e o do VdC. Cara, tá ficando loooongo esse post... aff... rsrsrs

      Abc

      Excluir
  19. Demorou muito pra chegar nos 100k?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LM, demorou sim cara. É um marco muito importante. A partir dele, teu dinheiro passa a render bem mais. 1% sobre esse valor são 1k de dinheiros, que da uma sensação de que está aumentando mais... Não sei se dá pra entender... Marcos q penso q sejam muito importantes: 10k, 30k, 50k, 100k, 400k, 700k e 1kk.
      Pra mim esse valores são os que mudam sua cabeça de alguma forma... Mas cada um tem seus marcos próprios. Abc

      Excluir
  20. Até tinha animado atualizar o meu pra entrar nesse ranking novo aí, não entendi também o que ocorreu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas mantenha atualizado. A colaboração da galera é sempre interessante!

      Excluir
  21. FPI, estou perto de chegar a 50k, estou querendo muito começar a investir em FII e ações! Por onde começou a estudar esses investimentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui na blogosfera, fê uma olhada nos blogs do Viver de COnstrução, do Mestre dos Dividendos, Abacus Liquid, Ele não surfa nada, Investir pra Viver, HEavy Metal, Frugal Simples, Viver de Renda, Viver de Dividendos e outros... Todos aqui do Blogroll ao lado (PS: não está em ordem de importância. É pra ler todos mesmo. Sério. vale a pena).
      Confio mais nas visões desses caras do que dos analistas do mercado. Assim você vai construindo suas prioridades e entendimento.
      Abc

      Excluir
  22. Caro blogueiro,
    Se você investe em FIIs, poderia nos ajudar quanto a questão dos elevados custos das correspondências?
    Fiz um post a respeito do assunto e a sua colaboração será bem vinda!
    http://abacusliquid.com/cvm-regras-de-fiis/
    Abraço
    Uó!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de escrever lá, antes de ver seu comentário!
      Excepcional!

      Excluir
  23. olá! poderia disponibilizar (ou fazer um post explicando) a sua planilha de acompanhamento? sou meio "verde" no assunto mas estou tentando me enturmar, vamos dizer assim... rs cansei da renda fixa, quero aumentar meu nível de lucro, mas antes preciso me preparar.

    ótimo blog! cheguei aqui através do blog valores reais. saudações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No site do ADP (Além da Poupança), que está no meu blogroll tem toda a explicação da planilha. Os méritos são dele =D

      Abc

      Se precisar de algo, avise

      Excluir