sábado, 12 de novembro de 2016

Economizei quase R$ 1000 importando!


Que muitas coisas são bastante mais caras no Brasil, não é novidade para nenhum de nós (mesmo com essa recente disparada do dólar), mas o que me surpreendeu foi ter economizado quase R$1.000,00 na compra de um celular intermediário (que, pasmem, sequer é vendido oficialmente no nosso país) e em outros itens mais baratos.



A compra já estava programada – presente da mãe, pois o outro presente que daria pra ela e pro pai, foi cancelado. Estava enrolando pra comprar, pois somente nos próximos meses meu cartão de crédito virá com faturas mais baixas – pra dizer a verdade, em fevereiro.

Então aproveitei a data, 11.11. Guarde esse dia. Sempre que você precisar/quiser comprar algo importado, essa é uma boa data. Sites como tomtop, dealextreme, aliexpress, banggod, gearbest e mesmo o ebay fazem grandes promoções nesta data, todos os anos, e para os itens que não estão em promoção, você encontra no mínimo uns cupons, de 8%, 15%, US$100, tudo depende do que irá comprar.

Um pequeno parêntese na minha compra, pra dar uma dica pra vocês:
 
Falo aos amigos que os smartphones intermediários, que giram atualmente entre R$ 1.300 e R$ 1.600, tem se mostrado as melhores compras atualmente, já que atendem a demanda de 90% dos usuários por uns 2 anos ou mais, sem oferecer uma experiência porca.

Explicando: a maioria das pessoas usa facebook, whatsapp/telegram (quem não conhece, use, é MUITO melhor que whats), câmera fotográfica (para fotos que jamais serão impressas/reveladas – o que é relevante), instagam, bancos, GPS, uns jogos e coisas do dia a dia. Não faz sentido algum você comprar um ótimo aparelho se não realmente utilizar todo o potencial que ele oferece (embora seja legal, confesso, mas a matemática e a lógica não batem).

É melhor você optar por algo que te atenderá da mesma forma, gastando uma fração do preço. Ainda não cheguei ao nível do Uó (Abacus Liquid) que falou que vive feliz com um celular de menos de R$100,00 - estou no aguardo do post dele! #Aliás, leiam o post sobre custos do FII - Muito importante pra todos nós, investidores.

Dica dada, vamos ao que interessa: como economizei.

Pesquisas feitas, cheguei  a um aparelho com um bom custo benefício: Xiaomi Redmi Note 4 - foi utilizado como um aparelho paradigma, ou seja, seria ele ou algum similar (como o Umi Super, ou ainda algum da Meizu, coisas do gênero). Ele estava custando entre US$260 e US$280.

Só que nessa promoção do 11.11 o preço estava um pouco melhor, cerca de US$ 210.
Mais eis que eu olhei bem o site, revirei vários dos sites que listei pra vocês e li todas as propagandas contidas nesses sites. Encontrei uma boa compra dentro da minha proposta: um Redmi Note 4 PRO, que traz uma câmera dupla e algumas outras melhorias, pelo mesmo valor que o “não pro” e, sobre esse valor, ainda mandei um cupom de US$100 de desconto.

Sim, o aparelho MELHOR estava MAIS BARATO!
Ou seja, um aparelho intermediário, ao meu ver, superior ao Moto G4 Plus (paradigma inicial de uma configuração que atende muito bem quase todo mundo por uns 2/3 anos), saiu por R$ 585,63 ou US$ 169,00. Porque peguei a promoção (-R$ 416, 85) e o cupom (-R$ 344,51), economizei R$761,36 na compra.

Será que valeu a pena? Lógico ou com certeza, como dizem agora na internet. Vejam, o da Motorola me custaria R$1.300,00 se comprado em promoção. Claro que o celular importado poderá ser taxado, mas a realidade é que esses aparelhos, quando taxados a média é de R$200,00. Ainda assim, terá sido um belo desconto!

Ele demorará para chegar, mas a presenteada sabe que tem um aparelho a caminho, especialmente importado pra ela, que está muito feliz e muito agradecida.

Além disso fiz outras compras 😬😬😬🙈🙊

Comprei uma bateria externa, também da Xiaomi, de 10.000 mAh (quantidade de energia que cabe nela) e compatível com quick charge (tecnologia de carregamento rápido, compatível com meu aparelho).
Quase comprei uma com o triplo da capacidade ou com o dobro, mas pensei:
1. é útil? Sim, pro meu uso atual e futuro de curto prazo, é útil.
2. é necessário maior capacidade que 10.000 mAh? Não, essa capacidade é suficiente.
Pronto, parei por ai. Financeiramente, se pensar, são "só" mais US$10,00, "só" mais US$20,00.

Também foi um belo desconto – R$ 40,00, o que corresponde a aproximadamente 37% do valor do produto.
Ela estava na minha lista de compras há cerca de 6 meses. Tenho duas daquelas baterias externas muito pequenas (ganhadas), que não servem para nada, porque não conseguem nem meia carga no celular. Comprar essas baterias externas de qualidade duvidosa, melhor não ter – pode danificar seus eletrônicos e certamente te frustrará pelo péssimo desempenho (capacidade de carga).

Além disso, trocarei o carregador de celular do meu carro. Explico: tenho dois carregadores de celular pro carro (já PRECISEI de dois, quando trabalhava viajando); ambos são originais, mas a potência é baixa, de 1A, o que faz com que o celular carregue bem lentamente se eu não o utilizar no trajeto e que ele se mantenha com o mesmo % de bateria (ou caia pouco) se eu utilizar youtube, waze ou google maps enquanto dirijo.

Então comprei um carregador com mais de uma saída USB (pois custava US$1,20 a mais, mas permite eu carregar meu celular, carregar minha bateria externa e mais alguém carregar outro celular, se necessário), compatível com quick charge e de uma marca confiável (nesse caso, faz diferença, pois durará e não irá estragar meus equipamentos).

Quanto custou a brincadeira? Quase US$7,41. Bem, esse mesmo carregador normalmente custa US$17,00 - eu ainda acho que vale o custo x benefício para quem o utiliza.
Numa conta de buteco, ele saiu por cerca de R$30,00 – arredondando pra cima o valor. Só nessa brincadeira, US$9,59 * 3,55= R$ 34,04 a mais de desconto.

E tem o pulo do gato. Assim que ele chegar, vou vender meus dois carregadores originais por R$ 50,00 (ambos). Se forem vendidos por R$ 35 a R$ 40,00, fiz um baita negócio. E quem comprar, estará adquirindo um ótimo carregador também!
 
Por fim, comprei 2 relógios pra mim! Sim, é um certo exagero, eu sei, mas eram dois relógios no estilo que eu buscava e consegui bons negócios.



Um deles é automático (acho muito prático), bonito (estilo o submarine, da Rolex), e custava absurdos US$21,35. Mas como estávamos em época de promoção, bem ele sairia por US$17,79, um desconto de US$3,56 Eu já ficaria feliz com um relógio automático, a prova d´água, bonito e que funciona pelo valor cheio dele; ficaria bastante feliz pelo valor com desconto; mas eu queria mais! Busquei e encontrei um cupom de 8% de desconto e, bingo, ele entrou! Moral da história: o relógio custou US$ 16,37, o que representa um desconto de US$4,98 ou aproximadamente 23,33%!
(o que representa algo em torno de R$ 17,65 de desconto).

No outro relógio, o desconto foi de 50%! Saiu por US$11,99. Economizei R$42,60 nesta compra.
É de uma marca não muito conhecida, mas que vende no Brasil também, inclusive em lojas reconhecidas e tudo mais. Detalhe que o modelo que comprei custa R$ 120,00 comprando diretamente aqui no Brasil.

Num outro post vocês entenderão o porque das compras desses relógios, mas não nego, foi por desejo mesmo (já estavam na lista de compras há meses, mas não são necessários na realidade).

Em resumo, vamos ver as economias:

Smartphone: R$761,36
Bateria: R$40,00
Carregador carro: R$34,04
Relógio 1: R$17,65
Relógio 2: R$42,60

Subtotal: R$895,65.
Se considerar o valor que serão vendidos os carregadores de celular, acrescente R$35 nas economias, e teremos R$930,65 economizados.

Veja que nem estou considerando o valor do Redmi Note 4 Pro no Brasil, que pode ser encontrado por R$ 1.600 (o mais barato que achei a pronta entrega).

Já importei várias coisas, sempre pra mim, nunca pra revender.
Coloquei no texto, em detalhes, como eu fiz minhas compras. Se vocês tiverem interesse, deixem um feedback que escrevo mais um pouquinho sobre importar algumas coisas.

 
É isso ai galera! Bom feriado!

45 comentários:

  1. Muito bom. Estou procurando parceiros para meu Blog, gostaria que vc desse uma passada no meu e adicionasse ao blogroll. Já adicionei o seu aos meus blogs parceiros http://estoupobre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. ja comprei tanta "porcaria" no deal extreme e ali express de vez em quando chegavam coisas que eu nem lembrava que comprei , suporte de celular ,carregadores , trimer ,cabos vish muita coisa ,mais nunca comprei coisas mais caras acima de 100 reais tenha medo de perder ou taxar vou voltar no ali ver minha lista de desejos se ainda tem coisas que quero kkkkk abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sdm. Se vc não lembra q quer. Não quer e/ou não precisa. Apague essa lista de desejos.
      Deu vontade de comprar carregador extra, cabo, etc... Mas resisti e não comprei. Eu não preciso dessas coisa... Se deixar, de 1 em 1 dólar, todo mês vários dólares se vão

      Excluir
  3. Eu espero, do fundinho do meu coração, que a receita não enfie a faca taxando você, huahua. Pra ser honesta tenho medo de comprar eletrônicos de fora.
    O máximo de eletrônicos made in china que já comprei foram baterias pra câmera e mais recentemente um power bank (que você chama de bateria externa, rs), inclusive ele chegou essa semana e funciona direitinho. Diz que tem 20000mAh, o que eu duvido muito, mas só pelo fato de não me deixar na mão já tá ótimo, considerando que paguei menos de R$30 e ele tem duas saídas (uma de 1A e outra de 2.1A).
    Você comprou em qual site, DX? Te deram código de rastreio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei no banggod, gearbest e aliexpress.
      Tb espero não ser taxado... Já fui taxado em 100x o valo do produto.
      Comprei um botão pro celular, por 2 reais. Eles queriam 200 de taxa! Não paguei, claro... Kkkk

      Power bank (que é o temos correto) é bastante útil. Geralmente a potência nominal é bem "distorcida". Não podemos esquecer q mesmo q tenha X potência, nunca entregará essa qtde, pois há perdas. Mas as boas marcas entregam o que prometem. E não é lá barato, por assim dizer.
      Aí vc vê um com 10000 mAh e ou com 5x essa capacidade, mas do mesmo tamanho (mesmas dimensões) e acredita q está levando realmente essa quantidade toda... Não dá...

      Alguns dos produtos virão com código de rastreio. Outro não.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Um pouco de fé vira lata... Kkk
      Mas acho q o celular será taxado sim... Já tenho una R$200 separados pra ele.

      Excluir
  5. Em qual site comprou esse Redmi? no Gear Best?

    ResponderExcluir
  6. Importar sempre sai mais barato! O problema é quando a Receita taxa! Aí é complicado! hehe parabéns pela economia! bom que dá pra aportar mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente EP.
      Mas nos celulares simples e intermediários, a média de taxa têm sido R$ 200,00

      Excluir
  7. Rapaz, muito interessante ler este post, nunca comprei nada em sites internacionais. Agora estou precisando comprar um smart phone para a esposa. Realmente eu uso um celular normal que custou 98 reais, me atende bem, mas minha esposa precisa usar Whats App por causa de trabalho, e também acho que é importante ter pelo menos um smart phone na família, rs. Quero comprar um de no máximo 500 reais, vou esperar a black Friday. Alguma indicação?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Fuja dos muito, muito básicos, estilo moto e primeira geração (ou mesmo segunda) a experiência é tão ruim q você foge deles é pega raiva (realmente não funciona bem). Vou procurar uns aqui mais tarde (agora não dá) e te respondo. Lembro de ter lido sobre uns. Ta fácil.

      Abc

      Excluir
    2. Uo, na faixa de preço q vc quer, tem importado:
      http://m.gearbest.com/cell-phones/pp_268449.html

      http://m.banggood.com/pt/UMI-Super-5_5-inch-Fingerprint-4GB-RAM-32GB-ROM-Helio-P10-MT6755-Octa-core-4G-Smartphone-pnew-1054938.html

      http://m.gearbest.com/cell-phones/pp_351832.html?wid=11

      Nesses três, ficaria em real dúvida entre o apollo lite e o umi super. No YouTube tem vários vídeos sobre eles. Sempre pesquiso no xda developers tb. Veja, eles estão por R$600, mas tem 1gb a mais de RAM e mais memória interna. Creio q te entregará melhor experiência. Se um dos dois tiver carregamento rapido ole o outro não, fique com o q tem.

      Se for comprar no BR, celulares inferiores a esses tá saindo por 1k ou mais (quantum fly, lenovo, etc).

      Se não usa qse nada e for pegar usado, vc acha S5 mini em bom estado por R$550 a 600. Procure o Moto G3 turbo tb. Aquí no BR, procure no site sou barato, qm sabe ache até mesmo um S5.


      http://m.gearbest.com/cell-phones/pp_308825.html
      Em tempo atualizando antes mesmo de postar, Kkk, esse xiaomi tb me interesa, embora 3Gb de RAM, muito interessante tb.

      Excluir
    3. Acabei comprando este aqui...
      http://www.tudocelular.com/LG/fichas-tecnicas/n3350/LG-X-style.html
      Valeu!

      Excluir
  8. FPI, estou há mais de um ano querendo um notebook nas características: Intel i7, 8GB RAM e 1T HDD, só que queria pagar no máximo 2k, só encontrei de 2,5k pra cima, se encontrar notebook com essas característica? poderia me avisar, grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já viu um da Xiaomi. Quanto à RAM, não questiono, mas repense esse HD. Ele vai amarrar o processador. Seria melhor um i5 com um SSD de 256 Gb + armazenamento na nuvem e/ou HD externo. Esse sim poderá ser HD "normal" e não SSD.
      De uma pensada a respeito. Tela 4k EU (LEI BEM, EU) acho desnecessário. Não há qse conteúdo nessa resolução. A Full HD atende muito bem e é mais barata e economiza bateria. E touch no note, acho desnecessário.

      Excluir
  9. Boa tarde FPI! Nunca comprei pela internet justamente pelo medo da taxação, mas quando viajei eu fiquei maluco, em um iPhone 7 você economiza uns 1,5 mil reais. dá pra trazer um SE junto pelo preço só do 7, e sendo muito sincero, não é só de impostos que esse preço é o que é, no méxico a taxação é bem alta também...as margens aqui são bem mais altas, as pessoas pagam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. REza a lenda que uma vez um executivo da Mercedes-Benz foi questionado do por quê eles cobravam tanto nos carros no Brasil. E a resposta foi: Porque os brasileiros pagam.
      Não sei se a história é verdade ou lenda, mas os fatos, são verdadeiros, sem dúvidas.
      Compare por exemplo o preço de um camaro e de uma mercedes. Como podem ser iguais no BRasil? Como o city pode ser fabricado aqui, exportado para o México e custar mais barato lá?
      Pagamos. Por isso algumas coisas custam mais caro.

      Abc

      Excluir
    2. Cara, esse caso do City é bizarro, é um tapa na nossa cara, por esse motivo eu não vou comprar carro tão cedo, e quando comprar, será usado (mas tenho medo dos chineses)

      Excluir
  10. FPI, com a exceção do smartphone, acho que os demais produtos são dispensáveis. Relógio para quê? Power bank? Mas, às vezes precisamos também de um pouco de conforto (consumo), e não só economizar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá. Necessário, só o smartphone. Você tem TODA razão.
      Mas ainda não sou tão frugal.
      Power Bank: muito útil pra mim em viagens e em momentos que preciso assistir aulas sem estar próximo a uma tomada.
      Relógio é algo que eu realmente uso. Já tenho 1, supre a NECESSIDADE (pq faço algumas coisas com hora correta, não dá pra ficar perguntando a todo momento o horário pras outras pessoas - e quando você trabalha com prazos e coisas de hora certa, você precisa de referência sua, que não dará aquela divergência de 10 minutos, que pode mudar tudo no registro dos documentos, por exemplo.) - os outros dois foram por desejo. Desejos que me custaram 29 dólares. Um relógio para o dia a dia, mais discreto que o meu atual (como prefiro) e um com bateria, para usar em ambientes formais.

      O carregador veicular também uso bastante. Um que realmente carregue o celular faz diferença.

      Excluir
    2. Desde que inventaram os smartphones, não usei mais relógio. Eu me sinto incomodado, como se alguém estivesse me segurando pelo pulso. Mas, dependendo do relógio, dá um toque especial de elegância mesmo.

      No caso do celular, uso um cabo USB para carregá-lo, mas, geralmente, a bateria dura o dia inteiro, dificilmente utilizo muitos aplicativos durante o dia, exceto Whatsapp e e-mail.

      Excluir
    3. No meu caso é inviável tirar o smartphone do bolso a todo momento, se estiver em trabalho externo.
      O de pulso é muito útil. Mas tenho um, só q prefiro um mais simples pra trabalhar.
      Vixi meu celular tem bateria grande, carregar pela USB leva uma eternidade.
      Tem algumas coisas que são um conforto, mas q me traz uma tranquilidade pro dia a dia....
      Mas venho estudando e lendo bastante sobre ter menos coisas e se sentir bem e confortável com isso. Na teoria é fácil e lindo. Na prática requer muito exercício mental (até remodelar os hábitos)

      Excluir
  11. FPI, o valor da taxa da receita não é 60% do valor importado??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na prática é, teoricamente, até 60%. Não são apurados um a um todos os itens importados.

      Excluir
  12. Respostas
    1. Muitos estavam disponíveis nos próprios sites, no dia do solteiro. Outros encontro no Google (cupon + nome do site), destacando que muitos deles são por setor da loja" (roupas, acessórios, eletrônicos, etc).

      Excluir
  13. Avisa ai se chegar tudo certo! Estou querendo comprar um Xiaomi tbm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FPI,

      Você sabe se o carregador é 110v ou 220v? Pelo que entendi é US, então seria 110v, é isso?

      Mora numa cidade que é 220v, então lascou

      Excluir
    2. Anônimo, ser US ou EU refere-se ao tipo de conector, já que atualmente todos os carregadores são bivolt.

      Excluir
  14. Olá funcionário público.

    Tive a mesma percepção que você há uns dois anos atrás. Queria um smartphone da ASUS na época, e era lançamento aqui no Brasil. O preço médio pela configuração dele ficava por volta de R$700 - 800,00. Dai eu descobri o Aliexpress, e achei vários smartphones com uma configuração muito melhor do que a dele com preços mais convidativos. Resolvi arriscar, e comprei um LG G Pro no site. Li os comentários dos compradores na página do vendedor, e todos falaram muito bem. Na época o valor que paguei foi de R$550,00. Demorou 45 dias pra chegar aqui. Fui taxado em R$105,00, mas valeu muito a pena. Total de R$655,00. Uso ele até hoje, e pretendo ficar mais uns dois ou três anos com o bichinho.

    Hoje ainda acho este celular pra comprar aqui, em torno de R$1700 - 1800,00.

    Parabéns pela economia alcançada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é uma ótima opção. Quem compra o motorola com processador Snapdragon 820 e paga 3000 temes sem ver que o Lenovo (MOTOROLA) tem a linha ZUK e o modelo Z2 com a mesma configuração (sem as snaps, ok), por R$1400 fora da promoção de por R$700 - R$800 em promoção é pq não quer mesmo economizar grana.

      Abc

      Excluir
  15. http://images7.memedroid.com/images/UPLOADED983/57d97a25c02d3.jpeg

    ResponderExcluir
  16. Desculpe discordar mas acho que 1300 é um absurdo por um telefone, uso tudo isso que vc disse mais aplicativos da empresa em um Samsung j1 de menos de 500 reais. Entendo que comparando com um Iphone 1300 reais é uma barganha mas se for olhar direito é muito caro pra um aparelho que andará no seu bolso e com sorte durará 2 anos. Não sou hater nem quero me sentir melhor que vc, só estou expondo minha opinião. Precisamos reavaliar a real necessidade das coisas e diminuir muito nosso referencial, o mesmo serve pra carros, no momento atual não vej lógica racional alguma em gastar mais de 30k num carro. Espero que vc tenha entendido meu comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, fique sempre a vontade para voltar e discordar respeitosamente. Discordâncias respeitosas são sempre boas para que possamos repensar nosso ponto de vista!
      Tenho repensado muito sobre celulares, carros, entre outras coisas... Mas veja, pra mim, que adoro tecnologia, a experiência de uso num J1 é extremamente frustrante, incômoda e me causa uma irritação tremenda. Mas com cerca de R$600, comprei o celular, conforme a imagem acima. Acho que vale a pena. Mas quem não se incomoda em usar um smartphone mais lento e limitado (em termos de capacidade de processamento), melhor ainda. E aqueles que usam celular, ótimo!
      Quando menos você estiver acostumado com essas coisas, melhor, pois vai atender as suas expectativas e atender aos fins que se destina... Eu quero ficar com o meu celular o maior tempo possível!

      PRa falar a verdade, tenho uma leve inveja de você, hehehe, queria usar um J1 sem me sentir tão incomodado (e já usei smarts mais básicos, numa necessidade e me causava uma irritação sem igual).

      Volte sempre! Abc

      Excluir
  17. Olá FPI! passeando pela blogosfera achei seu blog!

    Legal o post! eu já comprei bastante coisas lá fora (dealextreme e ebay) e realmente economizamos muito. Ex comprei dois tênis Nike que saíram juntos 150 dólares (a compra foi em 2012 devo der pago uns 300 e poucos reais já com frete!) e tenho eles até hoje! um por eu utilizar quase todos os dias, já apresenta sinais de cansaço rs já o outro está novíssimo!

    Porém a minha ultima compra não muito boa financeiramente, acabei sendo taxado. Aproveitei na época a black friday de verdade. comprei um controle e uma placa de video para transformar meu pc em um console de games. Sei que a compra ficou em 300 dólares (700 reais já com frete) quando chegou aqui, tive que pagar 500 reais de impostos!! Depois disso dei uma parada, essa ultima compra o preço se equivale ao praticado aqui, mas devido a alta do dolar parei de comprar.

    Abraços!

    Se puder passe conhecer meu blog! http://investidoringles.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. II,
    há uns 2 anos, fiz uma super compra de US$5,00 (sim, cinco doletas) e fui taxado em R$200,00. Pelo trabalho que dava recorrer, larguei os $5 de produtos lá.

    Pode deixar, vou passar no blog pra conhecer sim!

    ResponderExcluir
  19. Fala FPI,

    rapaz, já comprei muita coisa da China no Ebay, em tempo de vacas magras cheguei a fazer uns trocados revendendo relógios de pulso, kkk. Agora, objetos de mais alto valor, como um smartphone, conforme relatado por vc, nunca me arrisquei...

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Astronauta.
      Busque comprar uns bons smartphones, cujo custo seja baixo, você pode revendê-los por um preço justo, ajudando para que as pessoas não sejam estupradas com os preços praticados em nosso país e ainda ganhando um troco.
      Pode revender por exemplo o Redmi Note 4a, que custa US$100, o Note 4 e 4X, por preços justos.

      Boa sorte.
      Abc

      Excluir