quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Atualização do Patrimônio Financeiro - Novembro de 2016: R$ 214.454,63 ou + R$ R$ 17,23 (0,01%)

Novembro se foi e o ano vai se findando.

Como podem ver, o aporte foi quase insignificante (42,02% do projetado), a rentabilidade consolidada negativa, pela primeira vez (e isso, confesso, gera um desconforto). Ainda assim, meu patrimônio aumentou em R$ 17,23! Quase uma festa!

Bem, a meta do mês não foi alcançada. Deveria estar com R$ 217k, mas estou um pouco distante disso (na verdade, o valor que tenho compreende 98,83% da meta total. Talvez não esteja assim tão ruim).
Resumo de Rentabilidade
Ativo

Poupança
Tesouro
CDB Easy
CDB Órama
LCI Órama
FII
Ações
Valor
R$ 1.107,53
R$ 42.221,58
R$ 87.489,25
R$ 31.793,50
R$ 5.308,14
R$ 44.004,97
R$ 2.529,66
% mês
0,73 %
-2,21%
1,01%
1,09%
1,01%
- 1,74%
- 5,85%
 

Investimentos: o aporte novamente foi realizado em ações, para melhorar a alocação de ativos.
Aos poucos as ações vão ganhando volume. Por hora penso em 8% em ações e 22% em FII.


Trabalho: Estou trabalhando por dois, literalmente (exerço cargo gerencial, trabalho por dois, mas recebo por um apenas). Ainda assim os prazos estão em dia, mas o volume está bastante alto, complicado pois há muita responsabilidade em ambas as funções e uma delas ainda não domino. Mas vamos tocando em frente!

Estudos:bem, continuo não cumprir o que queria, mas já garanti (com 30%, as aulas do próximo ano. E sim, foram parceladas, pq não teriam nem 0,01% de desconto ao pagar a vista).

Saúde: a gordura do corpo continua aqui e falhei miseravelmente no meu projeto de voltar ao peso. Mas na última semana do mês, parece que estou retomando as rédeas da vida. Quem tem compulsão alimentar sabe o quão difícil é conviver com isso.

Vida social: foi pouco agitada, mas rolou mais uma pequena viagem :D
 
Tá bem assim esse mês
É isso ai galera! Que venha dezembro trazendo valores positivos!

32 comentários:

  1. Olá FP, excelente patrimônio. Sua rentabilidade negativa está baixa. A minha caiu drasticamente, o negócio é seguir com os planos e os aportes.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cowboy, não tem muito jeito. Faz parte da exposição à renda variável, mas ainda estou me acostumando com isso.
      Abc

      Excluir
  2. Bom resultado funcionário público investidor.

    Porque tu esta desanimado com essa pequena correção uma hora vai cair KKKK
    Boa sorte em seus investimento , na fase em que nos encontramos nos investimentos o que importa mesmo é a taxa de poupança.

    Boa sorte em seus investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado MD,
      desanima um pouco. Acho que é pouco costume com a RV. Por mais que a gente se prepare, mentalizando que isso acontecerá uma hora, quando acontece com o nosso patrimônio é diferente...

      Valeu!
      Abc

      Excluir
  3. Belo resultado FPI, meu patrimônio deu uma bela recuada esse mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Surfista,
      fruto da exposição nas ações.
      Mas a julgar pelo seu histórico, crio que você não esteja desesperado, pois sabe que investe com bons fundamentos.
      Vou seguir investindo nas ações.
      Abc

      Excluir
  4. Acho que todo mundo esfregou o vermelho na cara e foi pra pista em novembro kkkkk.
    Att

    ResponderExcluir
  5. Belo Patrimônio FPI, parabéns!! Conseguiu se manter, esse mês foi meio cruel rsrs

    Ps. ri muito com a imagem do seu orçamento rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe essa imagem do orçamento, não resisti! Infelizmente é a verdade!

      Obrigado, o patrimônio está crescendo aos poucos. Pena que os aportes andam um pouco prejudicados, mas vamos nessa! Abc

      Excluir
  6. Olá FPI, bela alocação de ativos! por sua baixa exposição em ações, quase não sentiu a queda!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é II, mas estou aumentando a exposição às ações, aos poucos, mês a mês, com os aportes, sem ficar girando a carteira!

      Abc

      Excluir
  7. Grande FPI, parece que o furacão nem passou por aqui.kkkkk

    Abraço e sucesso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu RI,
      Pior que passou sim =(
      Tô achando difícil fechar nos 220k! Vamos ver como segue.

      Abc

      Excluir
  8. Essa queda aí não é nada! relaxa rs...o quanto ao aporte, o negócio é nunca deixar de aportar. bom mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Beto, a queda tem me incomodado um pouco, mas tô seguindo em frente.
      Esses dias andei relendo sobre os aportes, aporte vs rentabilidade, etc.
      Quero, para o próximo ano, aumentar minha taxa de poupança

      Excluir
  9. Esse foi um mês vermelho para todos! parabéns pelo patrimônio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente sim Noob,
      estava buscando me preparar pra isso, mas quando acontece, putx, é ruim

      Excluir
  10. Relaxa Funcionário! Novembro parece que eu nem saí do lugar também, rentabilidade horrível! Força

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bora, força e vamos nessa!
      Sucesso pra nós. Que dezembro nos traga bons negócios

      Excluir
  11. FPI, curti o seu blog! Irei acompanhar! Sou funcionário público tb.
    Gostaria que vc desse uma passada no meu e adicionasse ao seu blogroll. Já adicionei o seu aos blogs que irei acompanhar.
    https://ligoinvestimentos.blogspot.com.br/
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POde deixar, já vou add Ligo,
      conte mais lá no seu blog, e tente postar um pouco mais!
      É sempre bom ver a experiência de outros!
      Abc

      Excluir
  12. Boa FPI!

    O importante é que fechou positivo ainda.

    Sucesso ai no emagrecimento, é dificil mesmo, eu tambem dei uma engordada com a viagem rs.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver né... Não sei qual está mais difícil: emagrecimento ou finanças. KKK
      1kg já se foi... "só" restam muitos.

      Excluir
  13. Olá,
    Tenho reparado que em todos esses blogs que falam da busca pela IF na divulgação dos resultados mensais vocês usam todos a mesma planilha de controle da carteira.
    De onde é essa planilha?

    Obrigado
    Abraço

    ResponderExcluir