terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Atualização do Patrimônio Financeiro - Janeiro de 2017: R$ 226.944,52 ou + R$ 6.137,55 (+2,78%)


O ano de 2017 já começou. E começou com tudo!
Estou surpreso com tamanha rentabilidade alcançada no mês, ainda mais quando considerado o pífio aporte do mês.


 Vamos lá:




O valor aportado foi ridículo. Meros R$ 155,00 (ou 10,33% do projetado).
Do total projetado para ser aportado no ano, já consegui 0,86%. Pra equalizar isso em fevereiro, será necessário um aporte de quase R$ 3.000,00.

O mês foi ótimo, e a rentabilidade foi de
2,71%! Excelente, pois havia projetado um valor para ser atingido esse mês e, mesmo sem aportar com um aporte quase nulo, alcancei esse objetivo.

Meu aporte continua negativo (- R$17.852,80), mas o patrimônio aumentou em mais de R$ 20,6K? Isso com ajuda de vocês todos que integram a grandiosa blogosfera de finanças!

Aliás, a meta do mês foi ultrapassada. Mesmo não dando tudo certo, cheguei a R$ 226.944,52 (superando os 223.750,00 projetados em absurdos 1,43% - na verdade, quase alcancei a meta de fevereiro, de 228k).

Além disso, acabei fazendo as compras hoje, dia 31.Os dias foram muito corridos e sem uma previsão de aportar, acabei focando no que mais interessava. Eu tinha muitas coisas pra fazer.


Gosto de traçar metas e procuro fazer isso de uma forma realística, os preços deram uma boa subida, mas não sei se será sustentável, vamos analisar ao longo dos anos (sim, no plural mesmo).

Voltando ao que mais importa: o aporte foi tão mais baixo do que o previsto, pois havia me programado para pagar o IPVA parcelado, só que paguei à vista. Parcelei apenas o seguro do carro, conforme havia previsto (de tal forma que eu pague tudo e, para o próximo ano, o valor já esteja separado).


Resumo de Rentabilidade por Ativo
Poupança
Tesouro
CDB Easy
CDB Órama
LCI Órama
FII
Ações
Valor
R$ 1.123,01
R$ 45.222,70
R$ 89.418,85
R$ 32.560,94
R$ 5.422,51
R$ 46.797,15
R$ 6.399,36
% mês
0,71%
4,09%
1,07%
1,20%
1,05%
5,03%
9,78%


Investimentos: o aporte foi realizado parcialmente em ações (cerca de 2/3), mantendo a estratégia de realocação de ativos.
Como eu recebi um cupom de R$ 319,28 (já líquido de IR), o outro 1/3 do aporte foi para o Tesouro Direto– usei o restante para comprar mais um pouquinho.Os R$ 364,48 que recebi de dividendos dos FII, reinvesti, no último dia do mês. Como já disse, precisava focar em outras coisas. Esse valor investido me renderia não mais que R$ 3,50 no próximo mês. Se não tivesse um fôlego, não o teria investido, sem problemas, já que ficou quietinho na corretora. 



Dessa vez eu anexei uma tabela (que eu já utilizava) que me mostra meus objetivos na alocação de ativos. Eu consigo precisar, mês a mês, quais os investimentos que estão com “excesso” de recursos e quais estão “deficitários” e, assim, posso projetar os próximos passos. Por hora, estou tranquilo, pois minhas próximas aplicações a vencer são a partir de 2018, por isso posso ficar tranquilo, realocando os ativos somente com os aportes em ações e FII.

Trabalho: Ufa! Cavalaria chegou. Agora o árduo trabalho é treinar o novo funça. Ele chegou com boa vontade. É estudioso. Estou ajudando para que ele não passe os mesmos perrengues que eu passei com o chefe.
Dessa forma o ambiente fica mais agradável para todos.
O outro colega saiu de férias, trabalhei por 3 (já que o novo ainda não havia chegado); puts, foi puxado, muito puxado. O serviço ficou com os prazos apertados, mas claro, não perdi nenhum prazo (e PQP, gosto de fazer o trabalho bem feito).
Bem, vou trabalhar por 1 e treinar o outro, então tô trabalhando por “1 e meio”, hehehe. Melhor assim, exceto pelo colega que voltou de férias... Reclamão. Isso ferra com tudo!

Galera, vocês precisam ser mais “zen”, ficar mais tranquilos. Reclamem menos e façam algo mais...

(não vou contar que ele tá reclamando pq quer estudar no horário do serviço e o chefe percebeu que eu tava trabalhando pacas e ele quase nada; fiquei na minha, trabalhei, o chefe percebeu! :D Só não falo pra vocês pra não ser antiético).

Estudos:
Antes do prazo derradeiro, não consegui estudar nada (também pq trabalhei várias horas a mais pra deixar tudo em ordem – apesar de não ganhar R$ 0,01 a mais pelas horas extras, nem ter banco de horas, ou qualquer benefício).

O curso começou, agora o bicho pega.
O método diferente que eu havia dito é estudar on-line! Para muitos pode ser uma realidade, mas estudar mesmo, a distância, é difícil, requer muita dedicação. O lado bom? Qualidade das aulas, qualidade de vida e menores custos!

Saúde: a gordura do corpo continua aqui, mas está diminuindo.

Continuo exercitando meu corpo redondo, só que agora com um pouco mais de parcimônia. Parece que me apareceu outra lesão. Irei ao médico em breve.
A alimentação tem ficado aceitável, mas tenho exagerado em doces. Açúcar ferra a vida. E faz eu querer comer mais, mais e mais doces... Difícil.

Consegui 75% da meta do peso. Não é o que eu queria (a vá!), mas é bastante aceitável. Gostaria de eliminar 4 kg. Deixei 3 pelo caminho... Para o próximo mês, a meta é nem lá, nem cá... Quero exterminar 3,5 Kg.
(Sei que poderia perder isso de forma radical, etc, mas tô baixando peso e treinando musculação, o que já não facilita... E estou emagrecendo pra vida, pra saúde, então vamos com calma).
Vida social: Hein?!... Ah! Esse mês teve... tô tão acostumado a não ter, que fico até perdido. Esse mês teve alguns happy hour – vai ficar caro isso na próxima fatura do cartão =( Só um lembrete, não saiam com caras que não se preocupam em gastar. Certas coisas ou você pede e você paga, ou não pede. Coisa de valor elevado não é pra rachar nessas horas (em resumo: tenha noção).
Os gastos com motel continuaram elevados 😐

Galera, o post já está imenso!

Abraço a todos!

27 comentários:

  1. Buenas, FPI! Parabéns pela rentabilidade. Infelizmente o IPVA equivale à um belo aporte - eu também paguei IPVA e IPTU (parte 1) nesse mês. IPTU parte 2 acho que vem em março.

    Paciência, agora é correr atrás durante o ano!

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é IPV, essas contas matam mesmo.
      Ano passado fiz a besteira de não separar dinheiro pra elas.
      Isso não se repetirá para o próximo ano :D

      Sucesso pra nós,
      Bora correr que a corrida não para!

      Abc

      Excluir
  2. Parabéns FPI.
    Sou novo na área e vou começar a acompanhar seus desempenhos
    Bons negócios

    http://escolhienriquecer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Venha sempre! Aproveite os textos. Espero que lhe sejam úteis, em especial para não cometer os mesmos erros que eu cometi!

      Visitarei seu blog tb!

      Abc

      Excluir
  3. As famigeradas contas do início do mês, eu fortaleci o colchão de segurança no ano passado para não passar aperto, mas posso ter o aporto afetado com um importuno problema mecânico no meu carro mostro comedor de dinheiro.
    Que evolução patrimônio boa com 155 temers de aporte, parabéns pelo resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso que farei Surfista!
      Estou ainda repensando em trocar meu carro. O seguro subiu bastante. Pensei em pegar um bem simples mesmo (apenas que tenha ABS e AirBag, pq ai é segurança) e aportar uns 15 a 20K de diferença (considerando os gastos pra trocar de veículo).
      Todo carro come muito dinheiro, duro isso. Mas ainda sem coragem de ir trabalhar de bicileta.

      Vc tb está com ótimos resultados hein!
      Vou pegar sua planilha depois!

      Abc

      Excluir
  4. Legal ver o bolo aumentando mesmo quando o aporte é irrisório, mostra que estamos no caminho certo!

    Estudar à distância é muito mais difícil do que presencial. Nessa modalidade é você que tem que "se cobrar" e estudar. Boa sorte nos estudos e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade IP, muito bom vê-lo crescer! Mas não penso ser muito sustentável ao longo do tempo (2% ou mais, ao mês). Em geral, quem constrói sua riqueza faz isso com base nos aportes, não nos juros (eles são um belo impulso, é claro).

      Estamos na caminhada dos estudos. Difícil essa disciplina, mas vamos lá.

      Abc

      Excluir
  5. Olá FP,
    Está com uma boa evolução de patrimônio. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. OlÁ FPI!

    Parabéns pela rentabilidade mensal!

    Do lado de cá, o IPVA também foi um dos motivos pelo qual a meta do aporte não foi completada

    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente NooB, pesado esse IPVA hein!
      Mas estou me preparando esse ano pra não ter os mesmos problemas em 2018.

      Abc

      Excluir
  7. Fala FPI,

    Po seu rendimento foi bom pra caramba, parabéns! Eu me contento em ficar acima de 1% imagine mais de 2% rsrsrs

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IE, muito obrigado.
      Rentabilidade de 2% é excepcional, claro.
      Mas é "virtual", pois não realizei os lucros. E os CDB e Tesouro estão com os valores brutos.

      Mas que, mesmo assim, é ótimo, não dá pra negar.
      Penso que 1% (bruto) ao mês seja algo mais sustentável ao longo dos períodos. Se fizer isso por alguns anos consecutivos será espetacular. Se conseguir mais, melhor ainda.
      Mas vamos nessa cara!
      Abc

      Excluir
  8. Fala FPI, mês bom de mais né. Tomará que fique assim uns 2 meses até vir a corrente vendedora.

    Vamos surfar na onda da alta renatabilidade.

    Sua carteira está bem formada e com um PL significativo.


    Da uma passada lá no blog, postei o fechamento do mês !!

    https://corridadosratosafuga.blogspot.com.br/

    Forte abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar q vou passar sim Rato. É que anda tudo meio corrido aqui.

      Pois é, não sei se quero q suba ou que caia, Pq não tô com intenção nenhuma de vender... Kkkk... Então tem o lado ruim de quando sobe...

      Abc

      Excluir
  9. Oi FPI, blz companheiro?!

    Comecei a seguir seus posts e venho gostando bastante! Tem como, se não for um incômodo, vc disponibilizar a planilha de alocação de ativos, curti ela.

    Abraço e continue com as postagens...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FI, vou tentar resumir aqui. Logo limpo minha planilha e tento disponibilizar pra você!

      Eu peguei a planilha do ADP e acrescentei uma aba. Nela, fiz referência à cada aba com o valor de cada investimento e no topo somei todos os valores, separando renda fixa e variável. Para definir o % do total, basta dividir o valor daquele investimento pelo total investido. Ao lado, fiz a mesma tabela com os valores "desejados". Para automatizar, fixei os percentuais desejados e na coluna "montante", multipliquei o valor total (aquele lá de baixo) pelo percentual desejado, assim, toda vez que atualizar o valor existente, muda também o desejado, mantendo a proporção.

      Excluir
    2. Fala FPI, poderia enviar para esse email: investigador.pc94@gmail.com
      Desde já, muito grato companheiro.

      Excluir
  10. Parabens pela rentabilidade e pela boa qualidade do blog! Voce podia investir em alguns posts falando do seu cotidiano, tipo um post de "apresentaçao", nao sei se tu ja fez e eu que sou novo leitor e n vi kk, mas seria legal, aposto que é da area do Direito e bate na faixa doa 24-30 anos, acertei? Ahhahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Presumo que seja da area da Contabilidade

      Excluir
    2. Anônimo(s), sim, as informações estão certas, sim no plural ;)

      Muito bem

      Excluir
  11. Olá FPI, conheci seu blog recentemente e estou acompanhando sempre. Poderia informar em quais FIIs você investe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou providenciar a carteira em breve ;)
      Obrigado pela visita!

      Excluir
    2. Visite a página da Carteira: https://funcionariopublicoinvestidor.blogspot.com.br/p/carteira.html

      Excluir
  12. Companheiro das finanças!

    Parabéns pela sua evolução. Estamos no caminho certo!

    Gostaria da sua colaboração. Fiz um post (o mais recente) sobre o Funpresp e gostaria, se possível, que você opinasse sobre.
    Procurei nos blogs dos colegas mas não encontrei nada aprofundado. Gostaria de saber o que acha. Não quero ficar preso às opiniões de pessoas que não discutem finanças sobre participar ou não do Funpresp.

    Grande abraço! Sucesso!

    ResponderExcluir