segunda-feira, 6 de março de 2017

Atualização do Patrimônio Financeiro - Feveriro de 2017: R$ 238.732,09 ou + R$ R$ 11.787,57 (+5,19%)



O ano de 2017 está acelerado galera. Desculpem a demora em atualizar e responder os comentários. O ritmo está alucinante!

fonte: Pixabay
Fiquei novamente surpreso com a rentabilidade alcançada no mês. Porém, o aporte não foi nada pífio. E ainda consegui fazer, de maneira devida, meu colchão de segurança – antes ele estava contido no meu patrimônio. Agora o tenho em separado!




Vamos lá:

O valor aportado foi compensou o mês anterior. Foram R$ 5.521,74 (ou 368,12% do projetado para o mês). A média mensal está em R$ 2.838,37 (e certamente cairá nos próximos meses).
Do total projetado para ser aportado no ano, já consegui 31,54%!

O mês foi ótimo, e a rentabilidade foi de 
2,70%! Excepcional rentabilidade mais uma vez. O valor também está incrível, pois o projetado para esse mês era alcançar os R$ 228k, superei em mais de R$ 10k! Será muito útil nos momentos de queda, para manter o foco de passar dos R$ 266k até o final do ano.

O meu aumento de patrimônio desse ano soma R$ 17.925,12, ou seja, quase supera o aporte negativo do ano passado!
Voltando ao que mais importa, finanças: o aporte foi volumoso e estava programado. Eu iria aportar mais no meu “bolo”, mas acabei fazendo o “certo” e separei o colchão de segurança, que está pequeno, mas é adequado à minha realidade (funcionário público, gastos que podem ser eliminados em caso de emergência, e ainda posso recorrer às minhas aplicações no TD).

Resumo de Rentabilidade por Ativo


Valor
% mês
Poupança
R$ 1.630,27
0,45*
Tesouro Direto
R$ 47.667,82
5,41
CDB Easy
R$ 90.360,70
1,05
CDB Órama
R$ 32.880,20
0,98
LCI Órama
R$ 5.468,08
0,84
FII
R$ 50.650,10
3,99
Ações
R$ 10.074,92
5,91
* como ainda não havia destinado corretamente o valor do colchão de segurança, ficou na poupança, por isso não está 100% correto o valor da rentabilidade.

Investimentos: o aporte foi realizado parcialmente em ações (cerca de 6/9), outra parcela em FII (cerca de 2/9) e um pouquinho na poupança (1/9), mantendo a estratégia de realocação de ativos.
Como já expliquei, essa poupança eu deixo pra uma emergência no dia a dia, seja viagem, compra, algum pequeno negócio. Ela é vinculada à minha conta corrente e facilita minha organização. Não é um colchão de segurança. 



 
Bem, os próximos passos sobre investimentos serão, em sua grande maioria, no mercado de ações. Por hora tenho me sentido confortável com este valor em ações em FII, veremos quando as coisas começarem a andar mal =/
Trabalho: o serviço começou a se normalizar somente agora (em março). No mês de fevereiro foi tenso, muitos puxões de orelha (desarrazoados e desproporcionais), mas vamos seguindo em frente firmes, as pessoas que dependem do meu trabalho não podem ser prejudicadas quando eu não estiver bem. Espero que este mês seja melhor!

Estudos:
estudar on-line é muito difícil, requer mais dedicação do que eu imaginava, além de uma disciplina de monge budista. Por hora não estou conseguindo estudar, apenas estou vendo o conteúdo (assistindo aulas – o que não é o suficiente). A parte boa é que não estou atrasado com as matérias.

Saúde: gordurinhas baixando, mas de forma mais lenta que o esperado.
Continuo exercitando meu corpo redondo. A outra lesão está melhor, foi um entorse.
A alimentação ainda está complicada, mas estou melhorando.
Como falei, as metas de peso não estão sendo atingidas, mas tenho que considerar a possibilidade de que isso decorra de um aumento de massa magra, já que as roupas voltaram a ficar boas :D (quem quiser mudar o corpo, lembre-se que peso é apenas um referencial, e bastante pobre. A composição corporal, % de gordura e de massa magra importam muito mais que o peso, por si só).

Vida social: foi pouco intensa, mas com reencontros semanais com amigos, fica um pouco mais complicado manter isso em foco.
Além disso teve carnaval, com viagem e tudo. Coisa boa.
Os gastos com motel continuaram elevados. Eita coisa boa!

Abraço a todos!

38 comentários:

  1. Gastos com motel? Com quem vc vai neles, namorada, esposa, ficante, garota de programa?

    Tenho 22 anos e ainda não fiquei com nenhuma mulher. Não me preocupo muito com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca gastei tanto na minha vida com motel como agora que me tornei FP.
      Estudei tanto, agora vou aproveitar!

      FPI, trabalha onde? Sou Auditor Fiscal.

      ass: AFR

      Excluir
    2. Anon das 17:04, eu me preocuparia MUITO com isso. Sexo NÃO é superestimado, cara. Essa coisa à lá "MGTOW" é prejudicial tanto pra sua saúde física quanto principalmente mental.
      Posso te dizer que algumas das melhores lembranças que tenho na vida (e felizmente são muitas!) foram sobre sexo.

      Excluir
    3. Anon das 17:04 - Tenho uma ficante fixa. A questão de ter ou não ficado com alguma mulher na sua idade é irrelevante. São suas escolhas.

      Anon 14:41 - Cuidado! Invista também em preservativos. Lembre-se FP = cheque garantido por mais de 20 anos. Não revelo onde trabalho para me manter tão anônimo quanto posível.

      Anon das 14:44 - discordo de você, pois sexo acaba sendo um pouco superestimado sim. Também acho ótimo e algumas das melhores lembranças que tenho na vida estão relacionadas a ele. Mas há pessoas que não curtem tanto ou que optam por se envolverem sexualmente somente após o casamento. As variáveis são muitas.
      Ah! concordo quando diz que: "Essa coisa à lá "MGTOW" é prejudicial tanto pra sua saúde física quanto principalmente mental". Desde de Aristóteles a virtude está no meio (equilíbrio).

      Excluir
    4. Sobre o segundo comentário: fato inconteste, meu caro FPI! Depois que uma descobriu meu cargo, a disposição pra fazer sem capa e agradar multiplicou por 1000! Quanta coincidência...
      Existem mais FPs na blogosfera? Na minha delegacia são quase todos brick-lovers ou analfabetos financeiros.

      ass: AFR

      Excluir
    5. Temos mais alguns sim.
      O Mestre dos Centavos faz o ranking mensal.
      No ranking consta se o blogueiro é funcionário público ou privado.
      Abc

      Excluir
  2. Poxa vida que aporte hein FPI.

    Muito bom.

    Patrimonio = Tudo que voce juntou com seu suor.

    Este negocio de separar, de considerar so o liquido = bullshit.

    Abraço FPI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande VDC, no meu caso, separei apenas para não contar com esse dinheiro mesmo. Parte considerável do meu capital está imobilizado e minha família não tem acesso caso me ocorra algum impedimento. Criei esse em separado para, caso seja necessário, eu tenha um valor maior disponível sem desespero.

      Excluir
  3. Se ir a aula diariamente é cansativo, estudar online é pior, pois a consciência pesa demais por saber que a culpa é exclusivamente nossa de não saber organizar os horários, rs.
    Cara, morro de preguiça de ir a motel, huahuahau. Você vai porque curte ou por que não mora sozinho?
    Sobre saúde, vc tá seguindo alguma dieta específica ou só fazendo reeducação alimentar? Eu tento fazer jejum intermitente (pra mim é muito fácil, não morro de fome nem passo mal) e até queriiiia seguir uma dieta low carb, mas adoro um pãozinho, hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ryca, é difícil... aff...
      Vou mais por não morar sozinho. Também curto, mas essa situação de curtir deixo pra "ocasiões especiais", com quarto temático e talz... Mas também gosto de alguns locais inusitados :D Pelas minhas contas ainda está mais barato pagar motel que sustentar uma casa sozinho (até pq o custo vai além do financeiro).
      Olha, gosto muito da alimentação paleolítica (também chamada de "dieta paleo"), em sua "vertente" primal (que é mais liberal, pois "permite" algumas coisas industrializadas como creme de leite, chocolate amargo, etc). Eu também sigo uma abordagem low-carb (LCHF - baixo carbo, alta gordura. Não caia na besteira de "dieta da proteína"). Só pra esclarecer, voce pode seguir paleo/primal e low-carb ou não low-carb; da mesma forma, pode fazer qualquer outro tipo de alimentação com mais ou menos carboidratos.

      Sobre o JI, eu me adaptei rapidamente, mas já fazia low-carb/paleo. O alto consumo de carboidratos torna mais difícil o JI, especialmente os carboidratos refinados (farinhas e açúcares - sim no plural, pois existem muitos nomes para esses venenos). Eu também era viciado em pãozinho, hoje não sinto falta. Pra não dizer que não como, faço isso 1 ou 2 vezes ao ano. Ah! Procure por pães low-carb e também por oopsies, podem ser uma excelente alternativa.

      Excluir
  4. Fala FPI,

    Começando a acompanhar suas postagens aqui. Aporte de fazer inveja, hein! E esses altos custos com motel? Por isso morar sozinho tem lá suas vantagens, hehehe.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é EP, como eu acabei de responder acima, pelas minhas contas ainda está mais barato pagar motel que sustentar uma casa sozinho (até pq o custo vai além do financeiro).
      Financeiramente, morar sozinho aumentaria meus gastos em, no mínimo, R$ 1.000,00. Além disso, me "custaria" inúmeras obrigações e preocupações que hoje não tenho.

      Excluir
  5. Olá FPI,
    Parabéns pelo patrimônio. Excelente rentabilidade.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Um resultado melhor que o outro FPI, meus parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver por quanto tempo isso segue.
      Os FII estão disparando loucamente. Quando esses valores forem corrigidos, sofrerei uma queda, mas faz parte (vamos ver quando isso acontecer na prática se me manterei assim calmo 😅).
      Preciso fazer um controle melhor das minhas ações. Gostei da tua planilha, em breve vou utilizar.

      Excluir
  7. Início de ano muito bom hein FPI! Parabéns pelo patrimônio!!

    ResponderExcluir
  8. Meus parabéns FPI, aporte violentíssimo hehe. Ótima rentabilidade. Eu tbm deixo uma pequena quantia na poupança para alguns gastos de emergência. Tô montando meu colchão no tesouro selic. O seu colchão está depositado em qual dos ativos acima??

    Vlw, grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olá F.P estou começando a investir agora e gostei muito das taxas do tesouro Direto. Entrei no site de uma corretora e não consigo achar estes valores, tem como vc dar um toque de como faço para conseguir estas taxas? Sempre, deixei em Lci e Lca BB e CX, mas agora os valores estão muito baixos e estou procurando algo melhor.
    Obg. Futura Analista Adm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá utura Analista Adm,
      vamos lá: sobre as taxas do TD, o próprio site do tesouro traz uma lista, basta visitar o link http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-instituicoes-financeiras-habilitadas

      Esse mês está mesmo diferente, duas moças escrevendo nos comentários do blog

      Excluir
    2. Três moças agora...

      Olá, tudo bem?

      Sobre os seus estudos online, é questão de hábito. Estou terminando uma pós à distância e até mesmo fazer o TCC tem sido ok, isso porque lá atrás quando comecei a estudar EaD eu quase me ferrei por não ter tido disciplina. Peguei tanto o embalo que até outro idioma estou estudando sozinha. Não sei se vc tem paciência pra isso, mas talvez se colocar num tracker (aqueles de bullet journal) vc consiga se organizar mais. Tenho feito isso com o espanhol e está dando certo.

      Um abraço!

      Excluir
    3. Opa, coisa boa. Fico feliz em ver que as moças também acompanham o blog e fazem questão de colaborar.

      Quanto aos estudos, sim, são questão de hábito. Embora não tenha muitos problemas quanto à disciplina, criar e fortalecer um hábito não é tão simples. Gostei muito do livro "O Poder do Hábito".

      No futuro quero estudar inglês. No momento o "custo x benefício" é baixo pra mim (sob o prisma do concurso público).
      Gosto muito do Bujo, inclusive utilizo :D Com caderno pontilhado e tudo mais.
      Ainda estou me adaptando ao tracker, esqueço de preencher as vezes. Preciso adequar o layout :D Tenho um tracker com todo o conteúdo programático. Esse dos estudos é o único preenchido sem falhas. Excelente sua dica.

      Excluir
    4. Olá!

      Esse "O poder do hábito" esta na minha lista pra ler, já ouvi falar bem dele.

      Um abraço :)

      Excluir
  10. FPI, muito boa sua carteira. Atualmente, quantos FII's vc possui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, dê uma olhada na página https://funcionariopublicoinvestidor.blogspot.com.br/p/carteira.html
      E no balanço mensal você consegue ter uma ideia do quanto o FII impacta na minha carteira.

      Excluir
  11. Show de bola a rentabilidade. Fiquei apenas curioso pra saber seu cargo já que também sou FP e tenho me espelhado em você nas minhas finanças ahahahahahha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito, mas não falarei meu cargo para buscar manter meu anonimato.
      Bom saber que tenho inspirado alguém, fico muito agradecido em saber.

      Não sei há quanto tempo você é FP, mas observe bem, os FP saem parcelando tudo em um bilhão de meses e sempre querem ter um carro melhor, um apto melhor, viajar pra um lugar mais caro, e nunca fazem uma reservinha de segurança. Cuidado pra não cair em tentação.

      Excluir
    2. Não caio nessa onda não. Vejo meus companheiros de trabalho nessa situação. Mantenho um padrão de vida confortável, sem muitos luxos. Meu carro (popular) vai ficar comigo até completar 5 anos de fabricação, consigo poupar 30% da minha renda todo mês (até junho vai aumentar pra 50%). E assim vamos levando. Sou novo ainda (23 anos), continuo estudando pra um cargo melhor e pretendo alcançar a marca do milhão antes dos 30. Vamos nessa!

      Excluir
    3. Ah, conseguindo poupar mais de 50% da renda ao mês, é bem possível que consiga mesmo.
      Não deixe de estudar e observe que muitos FP além de se acomodarem no cargo atual, não buscando melhorar (sua renda e a qualidade do trabalho), ainda acabam ficando atolados em dívidas escondidos na suposta "segurança" de serem FP, mas esquecem que vão se aposentar um dia e a renda irá diminuir.

      Excluir
  12. Rentabilidade bacana, primeiro trimestre 2017 mostrando-se generoso..

    Adicionei seu blog no meu blogroll para acompanhamento.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, vou add tb!

      Pois é, mais creio que não se sustentará assim por um longo período

      Abc

      Excluir
  13. Opa! Se puder adicionar meu outro blog no blogroll, ficarei grato: Porta dos Investimentos (http://portadosinvestimentos.blogspot.com.br)

    Adicionarei seu blog neste novo blog também!

    Muito obrigado e um abraço!

    Ps.: Desculpe a mensagem fora do tema, blog novo, tem que pedir aos amigos ajuda! Valeu!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo que não é nenhum dos anteriores:
    Ponto 01: Nem todo mundo tem um email fake e as vezes queremos comentar os outros blogues mas não tem a opção anônimo.
    Ponto 02: Também sou FP e meus aportes são bem parecidos com os seus :D o patrimônio é que ainda não é =/
    Ponto 03: Eu contabilizo a reserva de emergência no patrimônio total. Tenho o objetivo de deixa $1500 na poupança vinculada a minha C/C, R$1000 em outra poupança não vinculada (que não quis encerrar a conta). O resto do valor tá em Tesouro Selic e Fundo DI. Hoje tenho três meses de salário como reserva. Vi em um canal do youtube que é redundância vários investimentos que são a mesma coisa. Acho que Tesouro Selic e fundo DI é o caso, estou repensando. De acordo com meu calculo não muito exato o fundo rendia um pouco mais.
    Ponto 04: Parabéns pelo blog, pelas projeções e pelas conquistas. Vários blogs reduziram muito as postagens sobre finanças mas o seu segue firme.
    Ponto 05: Lembrei agora que meu fundo não é DI é Credito privado mas deixei o texto pq vale a reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo que não é nenhum dos anteriores (hehehe).
      01: Mantive aqui a possibilidade de postar anonimamente. Enquanto as pessoas mantiverem o respeito, assim será;
      02: Que ótimo que temos mais um FP por aqui. Quanto ao patrimônio, calma. Tenho em minha cabeça que, as vezes, nossa "métrica" é um pouco diferente. Lembre-se que trocamos maiores ganhos por uma maior estabilidade.
      03: Farei isso a partir do próximo mês :D - Eu tenho 3 meses de gastos fixos como colchão.
      04: Obrigado. Acabei reduzindo um pouquinho as postagens também, sinto falta de escrever além da atualização mensal, mas tem sido um pouco difícil.
      05: ;-) sem crise.

      ABC

      Excluir