sexta-feira, 31 de março de 2017

Atualização do Patrimônio Financeiro - Março de 2017: R$ 249.837,21 ou + R$ R$ R$ 11.105,12 (+4,65%)


Galera, mais um mês que, infelizmente, só postei a atualização mensal =( e respondi aos (poucos) comentários. Porém, a pedido de alguns fiz, de forma muito corrida, uma página dedicada à minha carteira, visitem, conheçam e comentem lá também. O link fica no topo do blog.

Foi feito pra vocês. Visitem: https://funcionariopublicoinvestidor.blogspot.com.br/p/carteira.html


Algumas coisas novas no trabalho estão exigindo bastantes mudanças nas rotinas, mas já está tudo entrando nos eixos!

Vamos lá, esse mês vindouro (abril) tenho alguns trabalhos (pessoais) para concluir, pois os prazos estão acabando, mais pra frente explico aqui no blog.






A rentabilidade e o aporte desse mês ESTÃO DISTORCIDOS, pois acabei por incluir meu "colchão de segurança" na planilha de controle. Aproveitei e mudei algumas coisas, deixando-a mais simples. Não há razão pra eu controlar cada um dos CDB e LCI separadamente, portanto os juntei num único item. Acho que ficou mais limpa a visualização.

Apesar de no aporte constar o valor de R$ 8.751,51, em verdade considero apenas R$ 751,51, ou seja, abaixo da meta mensal (que é R$ 1.500). Contudo, já descontados os R$ 8.000,00 do colchão de segurança, a média mensal de aporte ainda está ótima, alcançando R$ 2.142,75/mês.

Mas FPI, por que esse aporte ridículo tão pequeno? Simples, caros leitores, porque meu sofá sobre rodas precisava de manutenção. Alcançada certa quilometragem, algumas manutenções são mais caras. Eu as realizei numa ótima oficina, por R$ 1.000,00 (a vista, tirei da poupança - parcelado custaria R$ 1.115,00 - os R$ 115 foram um desconto, que achei que valeu muito a pena). Ah! Se realizasse a manutenção na concessionária teria sido roubado em custado R$ 2.500,00 incluindo todos os serviços que eu fiz.

E por que você fez uma manutenção tão cara FPI, você não vai trocar por um sofá carro mais velho? Pois é, minha gente. Pensei muito, prós e contras, e ficaria com um carro 10 anos mais velho, do qual não sei a origem, para embolsar R$ 20.000,00 a mais. OK, sei que é uma grana boa e pode fazer uma excepcional diferença no futuro (a considerar os juros compostos), mas na minha realidade atual, não mudaria minha vida, sei que no primeiro problema que der na rua, vou querer colocar fogo no carro e como uso mais o carro a noite/madrugada (visitar as amigas, né :D ), confiabilidade é essencial. Comprei o meu de uma pessoa da família, está pouco rodado e realmente muito novo. Optei por ficar com ele e então fiz a revisão. Há outros itens que ainda gastarei com o carro esse ano, mas separarei o dinheiro antes! (PS: nunca, NUNCA, JAMAIS, deixem de trocar os pneus do carro pra economizarem. Melhor utilizar outros meios de transporte).

Vamos voltar ao foco: a rentabilidade real do mês foi de 0,95% e o aumento patrimonial de R$ 11.105,12 (+ 4,65%). Se descontar os R$ 8.065,68 do colchão, terei um "aumento real" de R$ 3.039,44. Nada mal.

Bora ver como ficou a brincadeira toda:

Resumo de Rentabilidade por Ativo

Valor
% mês
Poupança
R$ 591,13
1,61*
Tesouro Direto
R$ 47.941,73
0,57
CDB/LCI
R$ 130.181,01
1,14
FII
R$ 51.201,93
1,09
Ações
R$ 11.855,73
-0,16
Colchão
R$ 8.065,68
0,82
 * alguma coisa errada não está certa com a rentabilidade. O valor está OK.


Investimentos: o aporte foi realizado parcialmente em ações, mantendo a estratégia de realocação de ativos, que agora estão assim:

 

Estou fazendo alguns reajustes no colchão de segurança, sem pressa quero alcançar os R$ 12.000,00 só pra ter mais conforto, mas tenho outras prioridades (meu valor atual me sustenta por tempo suficiente, caso haja alguma necessidade, além disso o convênio médico me deixa menos preocupado com gastos médicos).

Trabalho: como falei acima, muitas mudanças, galera tensa, muita gente indo de um lado pro outro (transferências) e alguns chefes ainda em pânico. Tudo há de normalizar. Pra mim está tranquilo! 

Estudos: já falei que estudar on-line é muito difícil ?!?!? Continuo apenas assistindo aulas, mas me atrasei em duas matérias, o que vou "ajustar" em abril. O bom é que continuo com energia pra estudar.


Saúde: eis minha maior preocupação atual. Descobri uma doença que tenho, simples de tratar (medicamento), mas que tem que ser tratada a vida toda. Nada grava, graças a Deus, desde que mantenha-se sob controle. 
Trata-se de um disfunção hormonal que tem afetado o ganho de peso. Tenho lido sobre outros problemas de saúdo que tenho e, como podem estar correlacionados, fiquei mais tranquilo, pois existe a possibilidade de eu conseguir reverter o quadro e não precisar de remédio pro resto da vida :D
Vida social: mais intensa, pois além dos reencontros semanais com amigos, acabei separando da moça com que estava saindo. O lado bom é que conheci outra moça e reencontrei algumas que estavam com saudades. Os gastos com motel continuaram elevados, apesar de ter diminuído a frequência (PS: quando não estamos nos relacionando, as mulheres relutam em dividir o motel, não entendo bem isso).



Abraço a todos!

22 comentários:

  1. Parabéns pelo crescimento meu amigo. Sinceramente acho que carro velho é pepino, pois dá muito problema. Saúde e propriedade pra você, Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Einstein, sempre dá problema. O desgaste das peças é esperado. O que me deixou receoso foi comprar um do qual não sei a procedência. E meu carrinho é bom, de um preço um pouco elevado, mas pelo menos conheço todo o histórico!

      Obrigado,
      Abc

      Excluir
  2. Wow, quase nos 250k, doping financeiro hein kkk Eu também coloco meu colchão de segurança na contabilização do meu patrimônio, inclusive estou pensando em fortalecer ele, se eu tiver alguma intempérie no meu emprego pretendo ficar pelo menos 6 meses só estudando e cuidando do preparo físico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase Surfista! Espero romper logo essa barreira!
      É bom ter essa tranquilidade. Temos da onde tirar, mas melhor não mexer no bolo. Talvez eu dê uma melhorada no meu colchão só ano que vem.
      Esse valor a mais esse mês, na verdade, é do mês passado, mas só contabilizei agora.
      Abc

      Excluir
  3. Fala funcionário público, esta usando sheet para alçar dar um boom no aporte.

    Vou dar uma olhada na sua carteira, quais ações comprou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah
      Não net cheat nenhum não. É o restante das verbas indenizatórias recebidas mês passado. Só contabilizei agora.
      Mês passado comprei mais cielo

      Excluir
  4. Fala FPI, parabéns pelo montante. Praticamente nos 250k!

    Curti a página com a carteira! Contei ali por alto 24 FIIs, confere? É seu número ideal ou ainda em formação?

    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu NooB.
      Espero romper logo esses 250k!

      Obrigado, a página está bagunçada ainda, mas vou ajustar quando possível!
      Pois é, não tenho número ideal de FII. A cada 3 meses vou dando uma olhada em tudo.
      Por hora estou relativamente tranquilo com esses. A vacância aumentou um pouco, mas meu foco agora é fazer crescer o bolinho das ações.

      Ano que vem vencem alguns CDB, devo rebalancear a carteira, com uma maior exposição na RV.

      Excluir
  5. Boa, continua crescendo, logo atinge o 1/4 do milhão!

    Esse mês também fiz revisões e troquei os 4 pneus, gastei mais do que queria, mas faz parte... fiz opção por determinada marca de veículo e depois que acostuma, vai ser difícil eu mudar para outra.

    Nas planilhas de controles também simplifiquei tudo e aglutinei a renda fixa, sem separar em cada modalidade, bem mais prático.

    Boa sorte nos estudos online, realmente não é fácil e exige muita dedicação hahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IP, falta pouco... Mas sabe como é essa RV, hora ultrapassa, hora regride. Espero romper essa barreira no próximo mês!

      Revisão no carro é um mal necessário, mas se pensarmos pelo lado da segurança, vale a pena.

      Eu achei que ficou melhor assim, não há muito que reavaliar nesses meus investimentos, portanto um controle mais simplificado se mostrou mais adequado.

      Obrigado,
      ABC

      Excluir
  6. Fala nobre colega colaborador bucrocrata estatal, parabéns pelo belo desempenho. Assim como vc pensobque nós servidores não precisamos de um colchão tão volumoso, porém aumentei o meu para 12 meses já que meu Estado tá com risco de atrasar e calotar até nosso salário.

    Vlw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é esses riscos de não pagamento por parte dos Estados estão mesmo surgindo. Por aqui ainda está tranquilo, mas espero que seja cumprido o acordo de não aumento "versus" pagamento em dia!

      Meu colchão está tímido pois minhas responsabilidades são reduzidas em razão de não "sustentar a casa", apenas colaboro um pouco, mas numa emergência dá pra passar batido. E minhas outras despesas posso suspender, pq celular é prepago, carro da pra vender, essas coisas...

      Abc

      Excluir
  7. Olá FPI,
    Parabéns pelo patrimônio.

    Desejo muita saúde a você.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela rentabilidade, FPI. Rumo aos 300k :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rodrigo!
      Rumo aos 300k, mas preciso romper os 250k ainda 😅
      Prevejo os 300 só para o final de 2018 (meus aportes são pequenos, proporcionalmente - esses dois meses foram exceção).

      Mas bora lá!
      Abc

      Excluir
  9. Vai pra LUAAA! Grande FPI! Que bela rentabilidade hem. Padrão funça mesmo !

    Parabéns meu amigo, e que Deus abençoes cada vez mais.

    Forte abraço

    Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A rentabilidade mesmo foi abaixo de 1%, mas o aumento patrimonial foi substancial.
      Aliás, o seu também né Marujo!

      Obrigado! Muitas bençãos para você e toda sua família também!

      Bons ventos e um forte Abraço meu amigo!

      Excluir
  10. Fala FPI,

    Pô, to impressionado, que rentabilidade incrível.

    Concordo 100% contigo no aspecto segurança. temos sim que investir.

    Não fique tão preocupado, temos que viver e nos dar alguns confortos, a caminhada rumo a IF é longa.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu VdC!
      Tô curioso com seus projetos digitais. Tô precisando gerar uma renda extra viu...

      O aspecto segurança é fundamental. Nossa grana vem do trabalho e sem saúde, sem chances de progredir muito.

      Obrigado pela visita.
      Abraço

      Excluir