quarta-feira, 12 de julho de 2017

1 Ano de Blog!

É isso ai galera, ontem (11/07/2017) completamos o primeiro ano de blog!

Bem, nesse curto período, vamos ao primeiro à parte das finanças quanto aos números.
Confesso que fiquei bastante impressionado:

O patrimônio cresceu R$ 58.729,28 em um ano, ou seja, quase 30%!

Ao construir essa planilha, confesso que fiquei muito contente (valeu Além da Poupança). Já lancei a inflação oficial acumulada, e o rendimento real foi muito absurdo (considerando que sou um cara mediano).

É claro que dei sorte quando sai do ITUB4 e fui pro ITUB3, pouco antes do circuit braker; sei que nem todas as minhas escolhas em FII foram as mais acertadas, mas acabei dando sorte; sei de inúmeras outras coisas. Mas é sensacional ver que meu patrimônio aumentou o equivalente a 10 meses do meu salário líquido!

Bem, números apresentados, vamos ao mais importante, o que esse 1 ano de blog me trouxe:

Comunidade: a comunidade da blogosfera é sensacional. A galera sempre quer ajudar e por mais que rolem os rankings (e certa "disputa", como os mantidos pelo Pobre Japa e pelo Mestre dos Centavo$), as pessoas geralmente estão despidas de vaidade e mostram seu melhor lado, querendo ajudar os demais a não quebrar a cara, seja nas finanças, seja na vida profissional, pessoal ou amorosa! Galera, vocês são sensacionais! Fica aqui meu muito obrigado!
Além disso, não sei se todos conhecem, mas o poder das comunidades (grupos) para gerar mudanças comportamentais é incrível e bastante estudado (e essa força tem me ajudado a evoluir na conquista das minhas metas).

Reflexões: tantos são os blogs, os textos, os comentários, uns mais profissionais, outros mais singelos, alguns bem "nu e cru", mas sempre alguém escreve nos convidando a refletir. Foi graças a esses textos, que tenho minha lista de coisas para gastarem (e que devo atualizar em breve), aprendi várias outras coisas, valores, filosofias (estoicismo, frugalismo, etc), economizei uma grana importando produtos da China (e preciso contar o resultado disso ai), passei a me expor menos às propagandas para diminuir minha vontade de gastar.

Mentalidade: sei que está contido nos tópicos anteriores, mas não poderia deixar de destacar como vocês me ajudam a manter firme na estrada da IF, principalmente moldando minha mentalidade para me sentir mais grato pelo que tenho, para ver que realmente não preciso sair comprando tudo, para economizar em várias coisas (banco, conta telefônica, corretor, etc - foram quase R$ 1.800 em um ano!) e para valorizar as pequenas coisas da vida. Isso é impagável.

Novos conhecimentos em geral: pois discute-se sobre um universo de coisas, aprendi a fazer umas páginas interativas (como a minha carteira e minha evolução patrimonial, que copiei fiz inspirado no blog do Aportador). Espero conseguir retribuir um pouco os benefícios trazidos pelo o pessoal que mantém blogs, que comenta (sim, temos ilustres visitantes que nos brindam com seus comentários) ou que de alguma interage. Vou ver se trago algo interessante sobre "DYI - faça você mesmo!"

Enfim galera, fica aqui, mais uma vez, o meu muito obrigado!
Não agradeci a todos que me ajudam nessa longa jornada, mas o importante é o conjunto que formamos, aprendendo e evoluindo cada dia um pouquinho mais.

51 comentários:

  1. Parabéns FPI
    Que venham então outros anos, e conquistas

    Cara, pelo que entendi então, teu aporte é bastante alto em relação ao salário líquido hein. Continua assim!

    E sobre o que você disse sobre mentalidade, é o que falo também. Pois navegando pela blogsfera, lendo a experiência e as dicas dos colegas, a gente vai criando mesmo certos hábitos de viver de forma mais simples.
    Estou conseguindo abandonar a vida de gastança, e passando a poupador consistente hehe

    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IO, valeu cara.
      Não acho q seja tão alto em relação ao meu salário líquido (cerca de 6k), mas acho que está razoável.
      Acho que é muito bom pelo padrão de vida que eu levo (que considero ótimo, muito confortável - mas a. galera me vê como pão duro).

      Que ótimo. que está abandonando a vida de gastança!
      Sucesso

      Excluir
  2. Parabéns FPI!

    Escalada gigantesca do seu patrimônio nesse 1 ano, e rentabilidade incrível!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Wannaba, fiquei mesmo impressionado quando parei para contabilizar tudo!

      Abc

      Excluir
  3. Colega a comunidade como você disse tem uma função única e louvável tornar seu pensamento mais rico e consequentemente suas atitudes.

    Melhorei muito meu modo de pensar depois que vim para esse universo e assim como você sempre procuro agregar algo para os demais.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Lawyer!
      Busco trazer algo de bom pros outros em retribuição a tudo o que recebi!

      abc

      Excluir
  4. Parabens FPI,

    Ótimo patrimonio. Cai no seu blog e vou fazer uma pergunta de perdido mesmo, esta investindo em que atualmente?

    Vou te adicionar em minha blogroll, da uma passada no meu blog, se possível.

    Abraços do BnA.
    Brasileiro na Arábia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala BnA. Bl?

      Fique a vontade cara, pergunte o quanto quiser.
      Atualmente invisto em Títulos Privados e Públicos, em ações, FII e, claro em mim (meus estudos). Aqui no site tenho a pagina "carteira", se estiver na versão mobile, tem q clicar sobre o botão HOME para abrir o menu. o link é https://funcionariopublicoinvestidor.blogspot.com.br/p/carteira.html

      Vou passar no seu blog e ja está add no blogroll.
      Abc

      Excluir
  5. Parabéns FPI pelo ano de blog e pelos objetivos alcançados. Continue assim.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Boa FPI,

    Os blogs e os amigos da Blogosfera nos ajudam a manter o foco e a viver melhor.

    Todos em busca do mesmo objetivo, compartilhando as alegrias, tristezas e discutindo o melhor caminho.

    O blog me ajuda demais nesta parte, é a válvula de escape dos momentos de raiva e serve como tutoria, afinal, se eu fizer merda no patrimônio vou ter que contar no blog e levar chibatadas.

    Abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza VdC,
      as vezes o blog é melhor que terapia.

      Abc

      Excluir
  7. Parabéns FPI!

    A blogosfera é realmente excelente! Aprendemos muito uns com os outros! E parabéns pelo patrimônio!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado II

      Realmente uma oportunidade impar de aprender

      Abc

      Excluir
  8. Grande FPI, parabéns!

    Iniciar um blog é fácil, difícil é mantê-lo e com conteúdo de qualidade!

    Certamente essa comunidade da Blogosfera de Finanças contribui demais para o crescimento de todos, tanto para nós que optamos por externalizar nossas ideias por meio de um blog, como os diversos leitores avulsos e Anons que contribuem muito para as discussões!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Ministro, mantenhamo-nos-lo não é tão fácil.

      Espero que dessa forma possamos ajudar a melhorar um pouquinho o nosso país!
      Sucesso
      Abc

      Excluir
  9. Eu estava a alguns passos da insolvência quando conheci a finansfera. Agora estou com contas equilibradas, saldando as dívidas a que o passado me condenou e montando a reserva.

    Ainda na antessala da IF. Quando chegar à porta de saída começo meu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela mudança de cultura e postura Charlito.
      Embora eu consiga aportar alto, também continuo lutando arduamente com os fantasmas do passado e acredito que em breve alguns me alcançarão, trazendo algum prejuízo junto.

      Pelo menos o primeiro passo foi dado.

      Excluir
    2. É isso ai Charlito! Muito bom cara!
      Sempre é tempo de começar um blog, certamente seu caminho ajudará muita gente!
      Compartilhe sua experiência se puder. Fará um bem pra galera que anda mal das pernas.

      Abc.

      Excluir
  10. Parabéns FPI e que venham mais anos na blogosfera. O seu e os demais blogs citados ou não no post são de grande importância para um melhor entendimento de várias áreas correlatas a finanças e demais áreas, contendo diversos conhecimentos e discussões não cobertos pela mainstream. A todos parabéns e que consigamos agregar sempre mais valores com foco em frugalismo e estoicismo no rumo a IF.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo blog FPI,

    O legal da blogosfera é que todos se ajudam e colaboram para o crescimento inteletual e financeiro dos leitores. Dedicamos nos horas livres para servir de inspiração a outras pessoas simples como nós, da mesma forma que outros nos inspiraram a criar um blog de finanças.

    Que venham muitos anos pela frente. Abraço e suce$$o.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Aportador!

      Cada um vai ajudando nas mais diversas áreas. Não é somente sobre a IF, mas é, também, sobre o caminho.

      Suce$$o

      Abc

      Excluir
  12. me senti representado com o blog nú e crú rsrs Gosto muito da organização do seu, bem friendly, clean.
    Vocêtem uma carteira muito boa, muito rentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hasuhuasuhas
      Almofadinha, a ideia é agradecer a todos. Cada linha de cada blog é importante. São incontáveis as ideias, o conhecimento, os detalhes que já retirei de assuntos, aparentemente, despretensiosos. Um relato que era aleatório acaba se encaixando perfeitamente no que precisamos "ouvir" em certo momento da vida.

      Obrigado

      Abc

      Excluir
  13. Parabéns FPI!
    Um único comentário (sem querer ser chato) é... aparentemente, vc considerou aporte como rentabilidade... não fiz as contas, mas deu a entender que sim.

    Congrats anyway!
    Abraço,
    PD7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser chato PD7 haushuahsu....

      eu tenho as duas coisas... a variação da rentabilidade e a do aporte.
      Talvez tenha ficado um pouco confuso, mas quando citei o aumento do patrimônio, contei tudo.

      Abc

      Excluir
  14. Parabéns, FPI!
    Continuar a luta em busca da FI com foco e perseverança!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai IP

      Vamos nessa cara, a caminhada é longa, mas gratificante!
      Abc

      Excluir
  15. Parabéns, FPI!!!

    Ganhos muito bons, muita disciplina. Gosto muito da atmosfera que esses blogs de finanças tem, tenho aprendido muito com vocês. Melhor do que ficar procurando tutorial de maquiagem na internet hahaha

    Um abração e siga em frente :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Jacque.
      Pode ver tutorial sobre maquiagem. Ai vc faz e não paga alguém pra fazer e aporta a diferença kkkk
      Sei que você gosta é de botar a mão na massa! Acho muito bom isso. Também gosto (mas ainda não fiz a capa pro Kindle).

      Sucesso ai pra ti!
      Abc

      Excluir
  16. A Blogosfera é colossalmente pequena quando comparada as redes sociais populares. De antemão, admito que tenho certa a aversão ao popular. Mas mesmo tentando ser imparcial, não consigo ver vantagens ao perder horas e mais horas rolando o feedline do FB ou Instagram, vendo futilidades, reclamações, falsidades e ilusões.

    Já que estamos em tempos de 'experiência de usuário', a blogosfera me oferece um prazer infinitamente superior em relação as plataformas populares. As experiências contadas através de posts, os comentários diretos e incisivos, etc... tudo isso me faz refletir, pensar e obter uma sensação de aprendizado que é impagável.

    Parabéns pela caminhada! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Termos Reais, preciso escrever sobre essas questões afetas às redes sociais.
      Fiz algumas mudanças na minha vida em relação a isso e tem sido muito positivas! Porém, há usos viáveis pras redes sociais.

      Concordo contigo quanto a essa questão do aprendizado. Isso é excepcional mesmo.

      Abc

      Excluir
  17. Parabéns, Funcionário! Ótimos resultados em 1 ano! Já pensou daqui a 5? 10?
    Esse ambiente de troca de mensagens, histórias e devaneios nos ajuda a sermos mais críticos com o que o mundo nos oferece. E sim, a finasfera faz um excelente trabalho.

    Parabéns novamente! Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Goku, já pensei sim kkkkk
      Por hora. Daqui 5 anos, 600k, em 10, 1 milhão, claro, se tudo correr bem :D

      Esse é o trabalho da finisfera, mas é, em última análise, o nosso trabalho!

      Sucesso
      Abc

      Excluir
  18. Parabéns por 1 ano de Blog, espero que seu Blog tenha muitos mais anos, que continue sempre a crescer.

    Abraço e bons investimentos



    ResponderExcluir
  19. Olá FPI (toda vez que escrevo seu nome me lembro de um REIT que tenho na carteira)

    Parabéns pelo primeiro ano compartilhando conhecimento e trocando ideias sobre o mercado, sucesso e que venha os próximos anos

    ResponderExcluir
  20. VdD, espero que seja um ótimo REIT kkkk
    Ainda não comecei meus investimentos no exterior, talvez o faça somente depois de minha aprovação, não sei, mas certamente no futuro investirei no exterior!

    Abc

    ResponderExcluir
  21. Valeu FPI. Parabens por tudo! Siga firme, os primeiros tres anos sao fundamentais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Frugal!
      Obrigado.

      Nem me fale, pena que a capacidade de aporte é pequena, mas vem criando o hábito, essencial para quando a renda aumentar muito!

      Abc

      Excluir
  22. Parabéns pelo aniversário do blog e pela disciplina, dá um orgulho e muita motivação ver que se a gente mantiver o esforço, consegue a recompensa :)

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelo blog.

    Estou prestes a completar 1 ano acompanhando estes blogs e controlando as finanças. Comecei o blog recentemente, mas em julho completarei 1 ano de histórico.

    Siga firme,

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ED, que ótimo que está acompanhando os blogs há tempos!
      E fico contente em ver mais alguém compartilhando as informações conosco.

      Logo mais visito seu blog,
      abc

      Excluir
  24. Olá FPI,

    E parabéns, antes de tudo.
    Também sou servidor público aportador. De fato, temos uma carteira parecida.
    Acompanho seu blog já há uns 6 meses, mais ou menos na mesma época que me deparei com essa bem vinda coisa coisa chamada 'finisfera'.
    Tô pensando seriamente em fazer eu mesmo um blog e se juntar aos colegas poupadores.
    Essa coisa de publicizar os projetos e afins deve funcionar como um poderoso reforço motivador.

    abs e keep the good work!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai cara,
      bom ver mais servidores públicos que aportam, porque, em verdade, a grande maioria vive não de salário em salário, mas sim de consignado em consignado =( E isso é regra na maioria dos cargos e funções.

      A ideia de fazer um blog é mesmo muito bom e tem me motivado bastante a manter o foco e fazer algo de bom pra mim, a tentar ajudar/influenciar outras pessoas (embora meu escasso tempo e raso conhecimento dificultem textos e conteúdos mais profundos).

      Tornar os projetos públicos tem me ajudado bastante, além do fato de que, aqui na finisfera, a galera busca te dar conselhos pra te ajudar de verdade e não pra vc se ferrar lá na frente.

      Abc

      Excluir
  25. Parabéns por esse primeiro ano de blog !!! Também resolvi fazer um agora no início do mês, e espero que possa fazer tanto sucesso quanto o seu. Na verdade fiz mais para acompanhar os meus investimentos e para ter uma troca de experiência com os outros membros da blogsfera. Gostei muito do seu blog, se puder dar uma passada lá no meu depois seria legal. Críticas e sugestões serão bem vindos.
    embuscadaif.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EBIF, bem-vindo à finisfera.
      Meu blog não é cheio de sucesso, mas agradeço o elogio, hehehe... Temos alguns monstros de acessos aqui no blogroll e tem uma galera bem mais competente.
      Mas, mais uma vez, agradeço o elogio, sinto-me lisonjeado.

      Criei meu blog pois sabia que me motivaria a estudar mais. Sempre gostei de finanças pessoais, mas estudava pouco e colocava nada em prática. Antes, meu único investimento era LCI e uns 1000 na poupança pra alguma eventualidade. Sinceramente, nada como estudar e colocar em prática. Isso tem me ajudado muito.

      Além disso, a finisfera é um ótimo espaço para se trocar experiências e ideias. Digo mais, é ótimo também para projetos e planejamento, a galera está sempre disposta a ajudar.

      Logo mais comento no teu blog.
      Abc

      Excluir