quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Atualização do Patrimônio Financeiro - Julho de 2017: R$ 263.457,76 ou + R$ 7.005,12 (+2,73% )

Julho foi mesmo um bom mês. Não bastasse a surpresa de ter ultrapassado a meta anual de aportes, a rentabilidade foi de +1,66% e o aporte mensal foi de incríveis R$2.710,25, o que me fez superar ultrapassar o valor acumulado que eu havia projetado para alcançar em agosto.

Em razão disso, estou definindo uma nova meta de aportes para o ano: R$ 30.000

Em considerando a evolução patrimonial deste ano (+ R$ 42.650,79), 49,14% deste valor (ou + R$ 20.959,29) vem dos juros, dividendos e valorização dos ativos. Estou impressionado. Espero que continue nesse ritmo!

"Só" faltam R$ 8.308,50 para a nova meta de aporte anual.
Investimentos: agora, conforme passa o mês, vou atualizando a página da carteira.
Nas ações, como puderam conferir, movimentei um $ da poupança (e um restinho que tinha na conta corrente) pra comprar UNIP6. O valor mais substancial do aporte foi para TAEE11. Ah! Comprei ITUB3 também.
Nos FIIs, sai do BRCR11 pois perdeu a atratividade pra mim, entrei (quase nada) no GGRI11 e aumentei posição em MFII11, MXRF11 e CTXT11. Pra cá é que vieram quase todos os temers de dividendos, exceto os do TD.
No TD, também fiz um giro, saindo Prefixado com juros semestrais 2027 e entrando no IPCA+ 2045. Embora isso vá prejudicar meu fluxo de dividendos recebidos no próximo ano, não preciso "realizar lucros" no momento. O TD sem cupom manterá o $ investido sem que eu pague IR a cada 6 meses, resultando em um bolo maior no final das contas.

Alocação de ativos: gosto de acompanhar e pretendo fazer novos ajustes para o próximo ano, quando chegarei aos R$ 300k! Este mês devo repor ao menos parte do valor na poupança, para caso surja alguma demanda ou necessidade.
*vale lembrar que não estou considerando a previdência privada aqui

Trabalho: Enfim um mês mais tranquilo no trabalho (embora cansativo). Correu tudo bem. Aos poucos as coisas vão se encaixando.

Estudos: Continuo melhorando. Concurso é maratona e estou em tratativas com o Pãodurismo 7 pra escrevermos algumas coisas interessantes pra quem vai nesse caminho. A meta de colocar as matérias em ordem continua seguindo firme, mas difícil.


Saúdeo peso se manteve. Daqui pro final do ano não engordar já é uma vitória, já que são inúmeras confraternizações e eventos.
Vida social: . continuo com a dona encrenca conseguiu emprego em 1 semana =D. Voltamos a brigar mais e não sei se o caso vai longe =\


É isso ai pessoal, abraços

35 comentários:

  1. Olá FPI!

    Parabéns pela compras! Tenho TAEE11 no meu radar também...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Wannabe!
      TAEE11 parace bastante sólida e traz bons dividendos.

      abc

      Excluir
  2. Parabéns pelo aumento do aporte mensal, e pela nova meta de aportes, no inicio da formação do patrimônio é muito importante os aportes.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DIL, obrigado.
      Os aportes foram um pouco mais elevados, mas não tendem a ser muito sustentáveis nessa proporção até o final do ano.
      Tenho alguns eventos projetados, que sugarão parte do meu suado dinheirinho...

      Abc

      Excluir
  3. Boa FPI.

    Excelente aumento patrimonial.

    ITUB e TAEE são ótimas empresas, boas pagadoras de dividendos.

    Achei acertada a saída de BRCR.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu VdC.
      Pena que ainda estou muito longe do "Clube dos 7" (dígitos), mas estou no caminho.
      Estou com elas justamente por julgar que são sólidas e entregam bons dividendos ;)

      Pois é, o mercado de FII anda meio embolado.

      Abc

      Excluir
  4. Parabéns FPI gosto de ver um colega do serviço público se destacando no investimento.

    ResponderExcluir
  5. Isso aí FPI.
    Também tô nesse meio dos concursos. Querendo melhorar a renda com um cargo melhor, apesar de já estar em um considerado muito bom.

    O problema é que a tendência é querer se acomodar, não sei se já sentiu isso também. Ainda mais se o cargo que se trabalha é bom.

    Antes eu queria muito, mas o pensamento era pra poder gastar mais, como relatei hoje lá no blog. Agora que me disciplinei mais, e estou conseguindo viver abaixo do que ganho, a tentação é se acomodar no cargo.

    Já passou por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente DFO.
      Já pensei em prestar concursos "intermediários", mas fiquei pensando exatamente isso: acomodar-se com um salário bom e uma qualidade de vida aceitável.

      Claro que penso em melhorar um pouquinho minha qualidade de vida, mas é pouquinho mesmo. A ideia é aportar ao menos 50% do salário nos primeiros 10 anos. Depois da pra viajar mais (algo que gosto muito e consome dinheiro) e ir em mais restaurantes.

      Mas talvez, depois de 10 anos vivendo com metade da renda, continue "gastando pouco" (to pensando q nesse período eu tenha um filho e tal, por isso de "só" 50%).

      Já passei sim pela experiência de me acomodar no cargo e luto fortemente contra isso.

      Abc

      Excluir
  6. Parabéns por mais um ótimo fechamento FPI!

    Impressionante essa marca que você relatou que metade dos seus ganhos do ano já vem de juros, dividendos e valorização dos ativos, isso mostra o poder do mercado financeiro!

    Esse mês também pretendo dar uma "palhinha" sobre concursos!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sr. Ministro!
      Ainda estou impressionado com o impacto do mercado financeiro.

      Dê sim essa palhinha sobre concursos.
      Abc

      Excluir
  7. FPI,

    Mais um mês bom hein. Comprou TAESA e ITUB a que preço? TAEE11 eu deixei de comprar em 18,00 e comprei outras coisas e ela teve uma valorização forte de lá pra cá então acho que agora não é a hora de entrar nela. BRCR11 é aquilo né, tô nela ainda e não devo vender mas vou acompanhando a evolução desta história.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ITUB peguei logo depois do CB, a 32 e uns quebrados; a TAESA, a 23, o preço limite q aceitei pagar.
      Deveria ter entrado antes e mais forte nas ações, mas ficar "segurando" de entrar não vai resolver esse meu problema. Não conheço o "timming" do mercado.

      Por hora está dando certo.
      Ambev, por exemplo, comprei num valor bem alto, mas não creio q no longo prazo afete tanto (isso pq faço compro aos poucos).

      Abc

      Excluir
  8. Otimo blog, parabéns.

    Esse "colchão de segurança" fica aplicado em que? é dinheiro que você guarda em casa? Não seria melhor deixar na poupança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anon,
      hehehew ... não não, "colchão de seguraça" é um termo não-literal, que indica uma reserva financeira de emergência, que pode variar entre 3, 6, 12, 18, 24 meses dos seus gastos mensais.

      Guardar em casa acho arriscado, desnecessário e contraproducente.
      Deixo num CDB com liquidez diária.

      Poupança é uma alternativa sim.
      Abc

      Excluir
  9. Buenas, FPI! Qual motivo que levou a BRCR perder atratividade?

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IpV, vou tentar dar uma resumida, colocando apenas os CONTRAS, hehehe:
      - Torre Almirante foi deixada pela Petro, e representa mais de 15% da receita do fundo; logo as multas pararão de cair;
      - no RJ a coisa tá complicada, vai ser difícil alugar, ainda mais locar a área toda e pelo excelente preço que era pago.
      - imóvel parado = despesa pro proprietário
      - demais imóveis com uma alta vacância, embora a vacância do fundo esteja em pouco mais de 20%, o cenário anda bastante ruim. Em SP temos prédios com vacância de + 77% e + 39%, no HJ (Hell de Janeiro), + de 69% e +29%.

      É bem gerido, mas a crise o afetará por um bom tempo pq o HJ está um caos, e lá em SP, apesar de um pouco melhor, não está tão bem e a concorrência anda forte (pressionando os alugeis para baixo).

      Abc
      -

      Excluir

  10. Parabéns pelo crescimento do patrimônio!

    ResponderExcluir
  11. Fala FPI, 50% de evolução do patrimonio vindo só de juros, realmente é incrivel, parabens e sucesso ai na busca pela IF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Maromba. Isso é desse ano, claro que no total, o impacto dos juros são bem mais modestos.
      Sucesso pra nós!
      Abc

      Excluir
  12. Parabéns pelo resultado FPI! Sempre em frente.

    ResponderExcluir
  13. FPI,
    Com essa crise temos que aportar cada vez mais, pois os reajustes salariais para os servidores, acredito eu, ficarão sem ter por um bom tempo. Ou seja, perdermos poder aquisitivo.
    Já percebeu isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim anônimo. As perspectivas não são nada boas e estou sem reajustes há 4 anos.
      Creio ter perdido entre 35 e 50% do meu poder de compra!

      Esta questão está bastante ruim, realmente.

      Abc

      Excluir
  14. Muito bom, FPI.

    Os rendimentos do funcionalismo público são engessados e são corroídos pela inflação. No entanto, vejo que uma alocação em ações, FIIs e TDs IPCA podem minimizar o seu problema.

    No momento, pode ser irrisório. Mas no longo prazo, o seu salário vai ser ínfimo perto dos rendimentos.

    Abs e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente TR, sem essa alocação, as perdas são incríveis.
      Agora meu salário já não é tão grande assim perto do que "realmente" ganho por mês (pois nos dividendos, não considero valorização do capital - TD, ações, CDB/LCA/LCI).
      Abc e obrigado pelas congratulações

      Excluir
  15. como posso conseguir esta planilha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No blog do Além da Poupança - http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/04/planilha-de-acompanhamento-de.html

      Excluir
  16. Olá...acabei de criar um blog que será mais sobre finanças se puder me add abraços...

    http://gariadvogado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Belo trabalho FPI, seu exemplo irá inspirar muitos investidores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indiquei a leitura dessa postagem para um amigo, por isso voltei.

      Excluir
    2. Opa meu caro, muitíssimo obrigado!
      Fico lisongeado com a indicação!

      Forte abraço

      Excluir