sábado, 2 de setembro de 2017

Atualização do Patrimônio Financeiro - Agosto de 2017: R$ 270.175,69 ou + R$ 6.717,94 (+2,55%)

Dizem que o mês de agosto, mas pra mim passou bastante rápido.
Acho que pros meus padrões, meu aporte foi novamente incrível. Foram R$ 3.280,00.
Estou seguindo firme a nova meta de aporte anual (R$ 30.000,00). Acho que a meta de fechar o ano com mais de R$ 277.000 será alcançada e, quem sabe, ultrapassada.

Acrescentei na planilha o total da valorização de ativos (chamei de "total juros", mas acho que está compreensível). No fechamento, essa valorização representava 49,42% do total da variação anual.



Investimentos: na correria do mês, não consegui fazer uma postagem sobre os aportes, mas atualizei a página da carteira.
O principal dos aportes foi em ações, especificamente 73 MPLU3 (R$ 2.730). Quanto aos FII, eu vendi 30 MFII por R$110, para subscrever a mesma quantidade por R$ 106. Sinceramente, não sei se valeu a pena. Acabei optando por não aumentar minha exposição nesse fundo, pois seu risco é um pouco elevado. Na alocação atual, sinto-me confortável.

Os demais temers foram alocados na poupança.

Alocação de ativos: Novamente devo repor mais um pouquinho na poupança, para caso surja "alguma oportunidade".
Conforme minha projeção inicial, estou bastante próximo ao percentual inicialmente destinado às ações.
Tenho me sentido relativamente confortável com elas (fácil com o mercado me alta, não é ?!).
Planejei novos percentuais para os meus ativos financeiros, mas não ficarei girando patrimônio por hora, pois em 2018/19 alguns  títulos privados irão vencer, e então porei em prática a nova alocação.

*vale lembrar que não estou considerando a previdência privada aqui.



Trabalho: tudo mais ou menos tranquilo. O mês foi difícil e foi feita uma nova distribuição de funções. Posso exercitar um pouco mais a chefia. Tenho mais subordinados diretos, o que é bom. Contudo executo diretamente menos tarefas. No final das contas, trabalho mais, hehehe. Mas está bom.

Estudos: finalmente coloquei em dia as matérias do semestre passado. Parece que estou em adaptando um pouco mais aos estudos online. Mas é muito difícil manter a disciplina. Até o final do ano terei assistido todas aulas que me propus a assistir.

Saúde: bem, deu uma leve piorada. Não estou conseguindo treinar, senti uma leve engordada, mas este não é o maior problema. O que está realmente atrapalhando são uns problemas no ombro. Preciso tratar logo.

Vida social: conforme previsto, o relacionamento com a dona encrenca se findou. Estou aliviado. Ela é uma ótima pessoa, mas o relacionamento não estava fluindo (sou chato D+, kkk).
Fui convidado a ser padrinho de casamento (lá se vão alguns temers de aporte) e acabei ajudando bastante o amigo que me convidou. Conversamos muito. Saímos algumas vezes.
E, nossa, como gastei com restaurante esse mês...

Acho que é isso galera!
Abraços




11 comentários:

  1. Fala, FP,

    Pelo que vejo, os nossos aportes são mais ou menos na mesma média... fazendo um esforço pra tentar manter na faixa dos 3k. A sua reserva de emergência fica aplicada em qual ativo? Atualmente, a minha está no Tesouro Selic (o equivalente a 6 meses da média dos meus gastos mensais). E vc?

    ResponderExcluir
  2. Fala FP,

    Parabens pelo aporte mensal e pelo patrimonio. Foco na saúde amigo, se morrer o dinheiro fica hehe

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. FPI só tirando onda, parabéns por mais um excelente mês. O negócio tá ficando cada dia melhor!

    ResponderExcluir
  4. Boa FPI,

    Logo logo voce arruma uma outra parceira.

    Bom aporte e seguindo bem.

    Falo isto todo mes, saudeeeeeee, tem que cuidar, prioridade amigo.

    Abracao

    ResponderExcluir
  5. Fala FPI, parabens pelo aporte e pelas metas que estao sendo concretizadas, mas não descuida da saúde não mano, afinal igual falou o BNA a gente morre e o dinheiro fica mano, tem que cuidar dela para usufruir da bufunfa

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelos resultados, e mais um que faz coro aos amigos que comentaram acima de que cuidar da saúde é primordial !! faça isso

    ResponderExcluir
  7. Olá Fpi! Parabéns man! E cuide dessa saúde aeee!

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo fechamento FPI!

    Está conseguindo manter a regularidade, isso é importante!

    Solteirão agora, tem que dar o gás na academia, na cachaça e no Tinder kkk

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Você poderia fornecer um modelo da sua planilha?

    ResponderExcluir
  10. Prezado, incentivado pelo seu blog, assim como alguns outros, criei meu próprio:

    https://aportadorindeciso.blogspot.com.br/

    Estou iniciando agora, mas já é possível acompanhar meus investimentos.

    Muito Obrigado por vosso conteúdo, espero vê-lo no meu blog.

    Abraço!

    ResponderExcluir