domingo, 8 de outubro de 2017

Atualização do Patrimônio Financeiro - Setembro de 2017: R$ 281.159,68 ou + R$ 10.983,99 (+4,07%)

Fala galera, postagem saindo bastante tarde, porque os dias andam bastante intensos!
Desculpem não ter respondido aos comentários do mês passado, mas as coisas seguiram bastante corridas por aqui. Responderei logo. E agradeço a compreensão.

O mês de setembro foi ótimo, consegui um aporte considerável (R$ 4.787,00), a rentabilidade da carteira de ações foi de +5,56% e a de FII, +4,09%. O Tesouro Direto também ajudou bastante, subindo +2,87%.

No geral, a rentabilidade da carteira foi de +2,25% e no ano já acumula +12,21%! Destaco que dos R$ 60.352,71 de aumento patrimonial deste ano, cerca de 50,69% vem dos juros e da valorização de ativos!




Investimentos: em setembro, acrescentei ações da Grazziotin (CGRA3) e FII comprei mais um pouco de KNCR11. Uma pequena parte foi para poupança e toda a Restituição do IR foi reaplicada na previdência privada.

OBS: Estou inserindo todos os dados que tenho na planilha do Surfista Calhorda e contei com a ajuda do Maromba Investidor, mas mesmo assim continuam aparecendo uns erros por aqui. Já estou até com vergonha de pedir ajuda pros caras, mas quando vou na aba "cotações" e clico em "Atualizar", salta um erro na tela. Alguém sabe como arrumar?


Alocação de ativos: bem, exceto se conseguir mais alguns ações num preço que eu julgar bastante razoável, devo direcionar meus aportes para os FII, não somente para ajustar a alocação prevista até o momento, mas também para que eu possa aumentar um pouquinho os dividendos mensais.


Estou querendo reajustar a alocação de ativos, aumentando um pouco a exposição às ações e diminuindo os investimentos em CDB/LCA/LCI.

Trabalho: o mês foi um pouco tranquilo e um pouco corrido, ehehehe... Foi tranquilo nos dias em que estive de férias (por isso não respondi o pessoal, mês passado) e muito puxado nos demais dias. As mudanças no trabalho estão sendo complicadas, muito mais do que o esperado e está gerando muito retrabalho e perda de tempo.

Estudos: CNTP - Condições Normais de Temperatura e Pressão, exceto pelo fato de que parece que quanto mais eu estudo, mais burro me sinto. Faz parte! Vamos nessa.

Vida Social: tivemos :D
Pois é, passei vários dias das férias em casa, tabelando inúmeras coisas na planilha do Surfista Calhorda... E ainda apelei pra ajuda do Maromba Investidor, que "manja dos paranauê" das planilhas.
Dos outros poucos dias de férias, estive viajando com a família, desta vez uma viagem curta, barata, mas foi igualmente divertida às demais.
No mais, bem, estava naqueles aplicativos de encontros, conversei com algumas pessoas, conheci algumas delas e agora estou me envolvendo com uma. Vamos ver como seguem as coisas, hehehe.

É isso ai galera!
Abc

20 comentários:

  1. Belo aporte e boa rentabilidade, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Pois é Senhor Bufunfa, estou bastante contente também com a minha taxa de poupança até o momento.
      Possivelmente nos próximos meses fique um pouco prejudicada pra eu ajudar um familiar.

      Abc

      Excluir
  3. Ótimo, FPI! Investimentos na vida finaceira e pessoal! Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Enriquecendo.
      Encontrar um equilíbrio nestes dois aspectos é bastante difícil, vamos ver se dá certo kkk
      Abc

      Excluir
  4. Excelente aporte, rumo aos 300 mil

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é DIL, acho que esses 300k ficarão somente para o próximo ano, vamos ver.
      Abc

      Excluir
  5. Excelente aporte, Rumo aos 300k.

    Estou iniciando minha jornada na IF, se quiser depois da uma passada no meu blog apreciaria muito as sugestões.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Fala FPI, que que ainda tá dando de erro mano? mandai ai se souber ajudo sim, não precisa ter vergonha mano, afinal estamos aqui pra se ajudar, manda no meu email que até o final de semana tento dá uma olhada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá sim, mas aquela parte que você ajudou está 100%
      Vou baixar novamente a planilha do Surfista,
      migrar alguns dados para lá, ajustar a parte que você me ajudou e vê se passa a funcionar.

      O erro está na hora de obter as cotações das ações. Não sei se isso acontece por usar a planilha no Mac e no PC. Mas só deu erro qdo a abri no PC, depois passou a dar erro abrindo nos dois.

      Abc

      Excluir
    2. Fala FPI, depois se quiser mandar pra eu da uma olhada mano, assim que possível dou uma olhada

      Excluir
  7. Olá, FPI, meu nível é bastante similar ao seu, pois também aporto essa quantia e sou servidor ainda. Minha meta é chegar aos 300k como vc ate o final desse ano. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Colega, bom dia. Em relação a ações e FII, quando se fala em peso, nas porcentagens, se refere a quantidade de cotas ou ao valor comprado?
    Grato.
    Ass. Fal

    ResponderExcluir
  9. Por sinal agora entendi porque chama barreira dos 100k. Tem uns quatro meses em um sobe e desce e gastos e aportes. Fica rico fica pobre.
    Ainda, no trabalho, aparece dois colegas que amam carros como eu. A tentação de vender meu popular ainda financiado (taxa 0,99 - preferi não descapitalizar mas antecipo umas parcelas) e pular para um Honda civic é grande. Me ajudem a não cair em tentação de financiar um carro caro :D
    Ass. Fal

    ResponderExcluir