sábado, 4 de novembro de 2017

Atualização do Patrimônio Financeiro - Outubro de 2017: R$ 284.318,79 ou + R$ 3.159,11 (+1,12%)

Fala galera, esse mês consegui ao menos responder aos comentários e comentar em alguns blogs dos amigos!
As coisas estão corridas em razão de novidades no trabalho, mas estamos ai. Vamos aos números

O aporte do mês foi menor que o do mês passado e o aumento do patrimônio também foi menor que o valor do aporte anterior =(
Porém não dá pra estar sempre bem, as ações oscilaram bastante e o tesouro não ajudou tanto, sendo que a rentabilidade da carteira foi de +0,22% e no ano já acumula +12,34%.



Investimentos: em setembro, aumentei a posição em ações da Multiplus (MPLU3) e FII foram apenas recompras, nada de dinheiro novo.
Uma parte foi para poupança, já que provavelmente não só deixarei de aportar em novembro (😭😭), mas efetivamente precisarei fazer algum saque. Possivelmente irá sair da poupança e, se necessário for, da reserva de emergência. Irei ajudar um parente que está comprando um carro "a vista". Bom negócio pra ele (que é deficiente físico), pois pegará uns 8% de desconto ao pagar a vista. Sei que ele me pagará tudo sem sofrimento, em coisa de 4 a 6 meses terei todo o dinheiro de volta. No passado, quando precisei estudar ele me ajudou com dinheiro também. Enfim, farei isso com o coração partido pelas finanças, mas bastante feliz em poder ajudar.

Alocação de ativos: bem, preciso voltar a focar mais nos FII, em razão da renda passiva, mas a verdade é que tenho visto algumas ações como melhor negócio no momento, então optei por sacrificar um pouquinho a renda passiva, já que não dependo dela no momento.



Para o próximo ano, com o vencimento dos primeiros produtos de renda fixa vencendo, devo direcionado-los para renda variável e, então, reajustar a minha alocação de ativos. Tenho pensado em 20% de FII e o mesmo percentual de ações.

Trabalho: Estou fazendo um curso, que interrompeu meus estudos para o concurso futuro, porém será muito útil no desenvolvimento do meu trabalho no dia-a-dia. Estou contente, mas bastante atarefado. Inclusive pausei os estudos para fazer o post :D

Vida Social: pois é galera, aquela uma moça (médica, muito bonita, pessoa simples) que havia conhecido no app... pois bem, me deu um pé na bunda. Falou que achava que estava pronta para um relacionamento, mas na verdade não estava (em razão das coisas que ela fez no curto tempo que ficamos juntos, acredito nela). Bom, eu sei o que quero. Se ela não quer, temos que seguir os mandamentos bíblicos: amor ao próximo - ou, no meu caso, à próxima hehehe...
Vamos ver como ficam as coisas para os próximos capítulos.

É isso ai galera!
Abc

24 comentários:

  1. Parabéns FPI, firme e forte na caminhada.
    Cara, se esse amigo te ajudou na época que você mais precisou, com certeza estás fazendo o certo em ajudá-lo agora. Diante do caráter desse cara, rapidinho você tá com essa grana de volta, pode crer.

    Eu mesmo ajudei um amigo também a passar no mesmo cargo que estou hoje. Ele já me comprou alguns presentes a título de gratidão, é impagável a sensação de ser retribuído por toda a ajuda dada.

    Quanto a moça aí em questão, vida que segue amigo. Uma hora você encontra A garota. Eu já levei muita patada, e uma mais dolorida que a outra, antes de conhecer a hoje senhora Diário, com a qual estou há mais de 7 anos.

    FPI, esse colchão de segurança você mantém onde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é DdP, poder ajudar nessas horas é uma sensação muito boa.

      Quanto a garota, bem não me preocupo tanto. Foi chato, mas vida que segue.

      O colchão de segurança fica em um CDB liquidez diária 100% DI no banco Inter.

      Abc

      Excluir
  2. Parabéns pela consciência e gratidão ao seu amigo. Isso é muito bonito.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. DIL, obrigado cara!
      Deve diminuir um pouco, mas vamos lá!

      Abc

      Excluir
  4. Parabéns pelo patrimônio. Bom ajudar quem te de a mão.
    Namorar com pessoas de App é fria. Não leve essas mulheres de App a sério.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cowboy,
      tu acha que tá assim geral cara?


      Eu diria que não da "pra levar a sério" 80% das mulheres de 100% dos lugares, não porque "não prestam", isso ou aquilo, mas pelo "momento" em que estão. Geralmente querem só zueira... Acho q dá pra achar uma pessoa interessante na internet sim, mas tenho em mente que essa é uma exceção.
      Hj em dia tá difícil encontrar uma mulher que queira ser parceira.


      Abc

      Excluir
    2. Acho que se formos fazer uma média as mulheres de APPs não "sérias" são em média menos namoráveis que as de fora dos APPs, muitos que estão nesses apps (homens e mulheres) não estão ali pra relacionamento sério. Mas é claro que há exceções.

      Porém na minha opinião se o cara for exigente ele dificilmente casa. Pra ser justo isso vale para mulheres em relação a muitos homens. Você encontra uma moça que julga boa pra relacionamento, mas se for investigar o passado dela...
      E quanto mais velhos vamos ficando, menores vão ficando as possibilidade de encontrar uma mulher boa pra casar e formar família (pra quem tem essa vontade).
      Por isso também que vemos homens mais velhos se casando com mais solteiras. O cara simplesmente desiste de esperar por algo diferente e pega o que consegue.

      Excluir
    3. *mães solteiras.

      Excluir
    4. Olá FPI,

      Eu acho que está geral, independente de apps. A maioria tem um passado sombrio.

      Abraços.

      Excluir
  5. Parabens pelo patrimonio. Crescecendo bem e logo chega nos 300k.

    Em relacao a moça, quer uma dica? Jamais peça uma mulher em namoro sem ter absoluta certeza. O segredo é voce ir ficando com a pessoa e depois de meses quando voce sentir a pressao dela aí voce namora. A partir do momento que o cara chama rapidamente uma moça para namorar demonstra indiretamente "fraqueza" perante ela. Instigue a moça, deixe na dúvida e depois de um tempo ficando voce vai ver que se realmente a moça gostar de ti ela vai botar pressao para terem algo serio. Mulher quando gosta de verdade não tem desculpa. Depois farei um post sobre este fato e o que ocorreu comigo como aprendizado. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gari,
      acho que pra chegar aos 300k, só em FEV18, mas manterei a fé hehehe...

      Quanto ao pedido de namoro, você tem toda razão cara. Isso não é só pela "fraqueza", mas também porque dá tempo de se conhecer melhor, saber o que quer da vida, as compatibilidades e incompatibilidades...
      Mulher quando se sente pressionada, foge mais que o diabo da cruz.

      Hehehe,..
      Valeu pela dica.
      Abc

      Excluir
  6. Parabéns pelo patrimônio e por retribuir o amigo, ajudar faz parte da caminhada.
    Minha cota de caridade para 2017 já foi feita também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IP.
      Obrigado.
      Ajudar realmente faz parte!
      A cota de caridade esse ano tá grande =/

      Abc

      Excluir
  7. Olá FPI, gostei da sua atitude em relação ao seu amigo. Uma mão lavando a outra.

    Sobre a mina do app, bola pra frente. Um tinderzão pra quem está solteiro é uma mão na roda, hein? Ajuda bastante!

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Fala FPI!

    Parabéns pelo patrimônio! e pela sua atitude. Poder ajudar uma pessoa querida não tem preço.

    Sobre a mina, segue o jogo...

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Buenas, FPI! A renda variável caiu e os juros deram uma subida no final de Outubro. Isso ferrou a rentabilidade de quem tem ações, FIIs e títulos pré ou indexados. Mas faz parte da caminhada. Sua rentabilidade foi maior que o IBOV e praticamente em linha com o IFIX.

    Quanto aos aportes acho que é nisso que temos que focar. Meu mês também foi difícil, e meu aporte foi quase nulo em Outubro.

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Evolução constante, parabéns!

    Quanto à moça, tá osso encontrar alguém que preste, viu!

    Sobre os estudos, vc tá focado em algum concurso específico?

    ResponderExcluir
  11. Fala, FPI! Parabéns pelo patrimônio e fechamento. Quanto a moça, bola pra frente. Disse tudo: amor à próxima rs.


    Dei um tapa nos meus RSSs da blogosfera de finanças. Coloquei os 10 últimos links na barra lateral e fiz uma página que lista todos os sites da finansfera que conheço e acompanho.

    Adicionei seu blog lá! Se puder me adicionar no seu também, ficarei muito agradecido!

    Dá uma olhadinha pra ver como ficou: http://enriquecendo.club/blogosfera-de-financas/

    Abraços
    Enriquecendo.club

    ResponderExcluir
  12. Olá, FPI. Parabéns pelo aporte, nem todo mês da pra ser ótimo, pelo menos sua rentabilidade saiu no azul. Eu resolvi investir num FI e deu negativo. Legal sua iniciativa de ajudar especialmente quando essa pessoa já te auxiliou. Tenho uma parente que também me ajudou a pagar a faculdade como presente e até hoje não quer que eu a pague, porém faço questão de oferecer meu serviços quando ela precisa e faço tudo de gratuito, ainda priorizando sobre meus clientes. Ainda bem que eles não sabem. Abraços.

    ResponderExcluir