terça-feira, 26 de junho de 2018

Constância - você está agindo assim?

Segundo o dicionário Michaelis, constância significa, dentre outras coisas, a qualidade daquele que não falta a dever, aula, tratamento, trabalho etc.; ou também, propriedade de uma ação, fato, fenômeno etc., que ocorre repetidas vezes.

Constância... eita coisa difícil de se manter. E ser constante no agir, nos mais diversos campos da vida é algo a "longo prazo" (entre aspas, porque seus objetivos e/ou metas podem variar).

Manter-se firme em seu(s) propósito(s) realmente não é fácil, mas mudará a sua vida, certamente.


Tenho observado o quão difícil é estudar de maneira constante, dia após dia. Tenho falhado, mas todos os dias me esforço, e melhoro. Inclusive naqueles dias em que não deveria ter deixado de estudar, mas deixei, porque noto que a preguiça, a falta de vontade ou, principalmente, a falta de disciplina estão diminuindo, pouco a pouco.


O estudo, assim como tantas outras coisas na vida, requer constância. Obter conhecimento ou preparar-se para um concurso público de alto nível é assim, não dá pra "aprender" ou "revisar" todo o conteúdo de um dia para o outro, requer tempo e constância, principalmente para que se possa "maturar" o conhecimento adquirido, permitindo com que novas sinapses (e demais reações) criem um crescimento exponencial de conhecimento.

De igual forma é o estudo de outros idiomas. Um "super curso", "extra rápido" de outro idioma certamente te permitirá aprender algo (e as vezes o suficiente para sua necessidade primeira), mas não te dará tempo para "adquirir" e "se apropriar" de um novo vocabulário e uma nova estrutura idiomática e de raciocínio.

Nesse sentido, destaco, serão necessários sacrifícios de momentos de lazer e conforto, renúncias a outras atividades prazerosas e a manutenção da consistência, da firmeza, da "adesão" ao seu programa de estudos.

No exercício físico é igual, em especial alinhado com uma dieta. Percebi que, em apenas 6 meses, agindo orientado, com propósito e de maneira constante, colhi mais resultados que em 1 ano e meio sem estas características. No longo prazo, isso se traduzirá em inúmeros benefícios para a saúde.

Nosso amigo Cowboy Investidor conta um pouco sobre sua rotina de corridas. Ainda não cheguei nesse ponto. Sequer corro meus 5km aos finais de semana, mas ao menos a musculação para deixar o corpo com o "mínimo aceitável" de músculos (necessários para manter o metabolismo numa taxa mais acentuada, para proteger os ossos, entre outros benefícios) eu estou seguindo.

Aqui não é diferente. Sacrifico momentos de descanso a noite, renuncio a comidas gostosas, mas que fazem mal à minha saúde e mantenho rígidas regras sobre o que fazer com meu corpo, principalmente para não me deixar levar pelos outros, ir aumentando as cargas e me lesionar.

Manter a constância nos investimentos é igualmente difícil, não nos iludamos. São produtos novos (dos quais você nunca precisou, mas "não pode viver sem"), são produtos mais luxuosos, são comidas gourmet, são coisas cada vez mais caras e, por vezes, extremamente subutilizadas que tentam drenar nossos recursos, impedindo-nos de obter nossas "sobras" para investirmos.

Ao pensar num horizonte de 10, 20, 30 ou mais anos, parece longe, quase como inimaginável, mas o fato que é você faça algo, ou não, o tempo passará. Ter ou não os juros compostos trabalhando a seu favor é uma escolha, que requer sacrifícios, renúncias e consistência.

E não podemos deixar de pensar, ainda, nos relacionamentos, cada vez mais efêmeros. Relacionar-se com o outro é sempre difícil. Aliás, para algumas pessoas, estar consigo mesmo, é uma árdua tarefa. Para se relacionar, faz-se necessário renunciar a certos momentos de privacidade, é preciso sacrificar momentos de egoísmo (não no sentido pejorativo, por favor, mas sim de deixar de cuidar apenas de você mesmo) e, claro, manter a consistência, ou seja, rigidamente evitando se envolver com outras pessoas (exceto, claro, que vocês tenham explicitamente acordado de maneira diversa).

Manter um relacionamento é custoso, não somente em termos financeiros, mas, principalmente, em investimento de energia, disposição, atenção e cuidado.

É notório, nesta breve divagação, que a constância requer sacrifícios, renúncias e consistência, como propositadamente repeti após cada pequena reflexão.

Você realmente tem agido com constância para atingir suas metas e objetivos, ou tem parado nas primeiras dificuldades ou momentos de tédio. Têm feito opções, ainda que difíceis, ou sempre "foge" para o caminho mais fácil?

A vida requer constância, mas também equilíbrio!

Até mais.

18 comentários:

  1. Olá FPI

    Estou com endereço novo, já está adicionado amigo.

    https://acervost.blogspot.com/

    abs!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, Funcionário!
    Reflexões importantes para evoluções pessoais. Obrigado!
    Abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Professor,
      agradeço os elogios.
      Espero ter sido útil.
      Abc

      Excluir
  3. Olá colega,

    Essa é minha terceira tentativa de criar e manter um blog. Dessa vez vai para frente, mas preciso que você leia e comente lá.

    Fico grato por sua visita.

    https://dreamerson18.blogspot.com

    Sempre que puder vou interagir com vocês.

    Por favor visitem, não quero que mais um projeto dê errado.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post, FPI. Sábias palavras, todo nosso fracasso em qualquer área pode ser (direta ou indiretamente) atribuído à falta de constância.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado IC,
      Pois é, constância é essencial.
      Espero que o texto tenha sido útil.
      Abc

      Excluir
  5. Constância no objetivo. Vencendo as metas dia após dia...sigamos em frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim esperamos CM.
      É fundamental pra alcançar bons concursos, é fundamental para juntar muito dinheiro, é fundamental pra ter uma boa saúde, enfim, faz diferença na vida.
      Sucesso, Abc

      Excluir
  6. Respostas
    1. Exatamente VdD,
      e olha, como é difícil cara.
      Fico espantado com as pessoas que dizem que olham pra trás e que fariam novamente tudo que fizeram. Costumo dizer que eu evitaria fazer tantas coisas e faria tantas outras. Acho que é u parâmetro de que mudamos (mas não que, necessariamente, evoluímos, hehhee).
      Abc

      Excluir
  7. Fala FPI! Disse tudo, preciso criar vergonha na cara e ser constante nos estudos. Eu era pior, mas depois que estou aplicando o nofap eu consigo fazer mais coisas, além de ficar mais disposto. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, muitas são as "correntes" do nofap.
      Até mesmo pelas questões espirituais (sob o prisma umbandista) há explicações de pq vc fica tão desgastado (e, por via obliqua, de pq se sente tão melhor quando pratica nofap).
      Abc

      Excluir
  8. Gostei do seu post, bem profundo. A constância é fundamental para alcançarmos os nossos objetivos.

    Boa semana,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado :D
      Realmente sem constância é bastante difícil alcançar algo que nos seja mais custoso.
      Sucesso,
      Abc

      Excluir
  9. Constância pra você, disciplina pra mim, o importante é isso, continuar evoluindo sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IeD, disciplina e constância podem ser sinônimos sim, mas tentei trazer para um significado mais específico, que, claro, esta intimamente ligado à disciplina (viva o nosso idioma e as expressões plussignificativas).
      O que importa é o cerne da questão :D É isso ai, vamos seguir tentando evoluir sempre.
      Abc

      Excluir