domingo, 30 de dezembro de 2018

Planejamento e metas para 2019

Fala galera, estou esperando finalizar este último dia do ano para poder fazer, de fato meu fechamento financeiro, já que alguns movimentos ocorrerão nesta data.

Antes de começar a falar sobre o que pretendo de 2019, vamos fazer uma breve análise sobre 2018, com base nas metas definidas naquela época (veja aqui):

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Como e o por quê invisto em previdência privada, mesmo sendo funcionário público

Fala galera, tudo certo?!

Estou devendo vários posts para vocês, mas hoje vim escrever sobre uma questão recorrente no blog: a previdência privada.

Inicialmente, a maior questão é: por que você investe na previdência privada, mesmo sendo funcionário público?

O principal motivo é que não dá para confiar no sistema público previdenciário. Simples assim. Isso, por si só, deveria ser motivo suficiente para que buscássemos alternativas (não necessariamente a previdência privada) para nossa aposentadoria, antecipada ou não.

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Atualização do Patrimônio Financeiro - Novembro de 2018: R$ 354.853,30 ou (+2,01%)

Finalmente parece que as coisas estão voltado ao prumo, já que estou conseguindo postar dentro do prazo e estou conseguindo responder pra vocês.

Sinceramente não sei o que havia acontecido, mas simplesmente estava impossível logar no meu PC. Parece que era problema com o meu sistema operacional, ou os cookies do navegador, mas por hora tudo certo :D

Bora pra mais uma atualização!

Rentabilidade mensal: +1,76%
Variação patrimonial: R$ 7.007,93
Aporte mensal: R$ 882,00

Rentabilidade por investimento:
Poupança Tesouro Renda Fixa Fundos FII Ações Colchão Previdência
0,37% 1,65% 0,82% 8,31% 1,52% 3,39% 0,42% 1,36%

Investimentos: esse mês fiz uma compra de SNSL3 (50), conforme indicado aqui, em sua maioria com os proventos recebidos no mês (que novamente foram de 4 dígitos, conforme comentei no post anterior). Outra parte do pequeno aporte foi para previdência privada.
Já me perguntaram outras vezes e o Bipolar reforçou no último post um pedido de explicações sobre como faço com meus investimentos na previdência privada. Estou preparando um post e até dia 18/12 sai, com certeza. Então guardem uns trocados que entenderão a minha lógica.
Apenas um breve spoiler: não busco restituir o maior valor possível. Uso uma "relação custo x benefício" que parece vantajosa para mim.

Rompida a barreira dos 350k. Vamos torcer para que finalize o ano acima deste valor, que era um dos desejos traçados no ano passado