Economizando: que tal uma boa grana a mais no seu bolso esse ano?

Inicialmente gostaria de desejar a vocês, caros leitores, bem como às suas famílias, um excelente 2017  e que tudo corra bem. Espero que quando algo der errado você tenha um plano B, quando as energias se esgotarem, que vocês sigam com a boa e velha disciplina!

fonte: tá na imagem :D
Bora começar o ano com o pé direito: aumentando o poder de aporte!

Já falei aqui no blog como economizar com a conta corrente, com o cartão de crédito, TV a Cabo, celular e até mesmo com a corretora de valores.

Expliquei também como eu diminui minha vontade de gastar e como economizei uma boa grana importando alguns produtos.

Agora vamos direto ao que interessa: mais algumas dicas pra economizar o ano. Começarei 2017 ultrapassando a espantosa marca de R$ 2.600,00 economizados ao longo do ano.

A maioria faz resoluções e metas pra 2017 (e eu não sou diferente), mas nesse tempo, você aproveitou pra dar uma revisada bastante detalhada nos seus gastos?

E essa economia toda veio de apenas três itens: telefonia móvel (novamente), TV a cabo (mais uma vez) e uma associação que eu não utilizava. Dica: repense seus gastos periodicamente.

Eu troquei meu plano de telefonia móvel por um pré pago. Só nessa brincadeira serão R$ 982,80 a mais no meu bolso ao longo do ano. Olha só: em meu plano antigo, utilizava a mesma operadora que a minha família, eu falava com todos eles sem que fossem descontados minutos da minha franquia (inclusive para fixos), tinha ainda 400 minutos pra outras operadoras e dados - era absurdo o plano (4Gb + 18Gb de bônus/mês).

Isso me custava R$ 131,90/mês (já com descontos). E eu havia dito que queria reduzir esse custo entre 35 e 50%, mas consegui reduzir em aproximadamente 62%.


É fundamental mapear seu uso real de telefonia e de dados, e, em seguida, passar a fazer uso racional (telefonar somente quando for necessário e evitar atualizar e instalar app na rede móvel, bem como baixar fotos, vídeos e conteúdo streaming*).
*alguns planos oferecem, por exemplo, que o conteúdo do WhatsApp e deezer sejam baixados sem descontar da franquia de dados.

Mapeado seu uso é preciso encontrar um plano adequado às suas necessidades (não aos seus desejos). Verás que possivelmente é hora de mudar de plano.

Eu tenho WiFi em casa então um plano de dados menor me atende.

Atualmente há alternativas aos planos com os quais estamos acostumados, mas são igualmente viáveis, se não forem ainda melhores que os pós-pagos. E os planos pré e pós-pagos oferecem a mesma qualidade de sinal e velocidade. Isso não acontecia até poucos anos atrás, mas agora é assim. Ponto pros consumidores.

fonte: http://www.clic101.com.br/
Existem as opções dos pacotes familiares, que podem ser bem vantajosos a depender do número de assinantes (desde que seus familiares te paguem os custos).

Atualmente, não uso mais tantos minutos ou mesmo dados no celular.

E isso é o importante. É bom saber o que você realmente precisa, em termos de serviços, pois tendemos a superestimar nossas necessidades. Não estamos em zona de guerra, contrate só o necessário e se, num período especial, precisar de mais, basta contratar um pacote de dados extra, por exemplo. Ainda q saia mais caro o preço por Gb, no próximo mês você não cairá na armadilha de pagar por  algo que não é necessário pra você!

Em suma, troquei por um plano de R$ 50,00/mês em outra operadora, com minutos suficientes pra falar com minha família quando necessário (600min) - ou seja, não mudou nada na minha vida - e um pacote de dados imenso (10 Gb). Isso mesmo, uso Tim Beta :D

Claro, nem tudo são alegrias. A internet é um pouco mais lenta (fica a 20Mbps, mais que suficiente) e a cobertura é um pouquinho menor onde eu uso. Mas me atende perfeitamente. Aliás, pesquise com colegas nos locais que você frequenta sobre a qualidade do sinal recebido naquele local (se possível, em outros também, já que é caro pagar por algo que não lhe atende).

Lembre-se disso: sua necessidade deve ditar seu consumo, não seus desejos.

O segundo item foi a TV a cabo, na verdade o meu ponto de TV a Cabo.
Eu o cancelei e daí virão mais R$ 418,80/ano diretamente no meu bolso. Isso mesmo, essa é a economia com o ponto extra!

Já estou sem desde que voltei das férias e não fez qualquer falta. E uso Netflix e conteúdo do YouTube (especialmente Ted Talk e tutoriais). Lembre-se, sou contra pirataria. Sempre!

OFF: fuja de "gato net" e afins. Pode ser algo polêmico para alguns, etc. Mas é errado e alguém precisa pagar a conta, não existe almoço grátis.

Isso já soma um total de R$ 1.401,60!

É muita grana mesmo.

Eu estava pagando  R$ 100,00/Mês a uma associação, com vários benefícios, mas não estava utilizando nenhum dos serviços oferecidos (muita burrice). São mais R$ 1.200/ano!

Bem, chegamos a mais de R$ 2.600/ano, ou uma viagem com aéreo + 7 diárias em um resort all inclusive pro Caribe!

fonte: divulgação. Cancún, México
Nada mal pra um começo de ano!










Comentários

  1. Olá FPI,


    No meu caso foi diferente. Cortei algo bom, agora me arrependo. Antes tinha um ponto da SKY, parte de um plano que oferece quase todos os canais em HD, por apenas 120 reais; era um combo de 300 e tantos reais e com 3 pontos. Saí da "sociedade" - outros dois colegas pagavam comigo, ofereci o ponto a outra pessoa - e só me arrependi, pois os canais que assistia não ficam disponíveis em pacotes baratos. E a Netflix não me satisfaz nem um pouco, pois não gosto da maioria dos filmes - sou bem chatinho para apreciar um filme, geralmente só assisto aos antigos, clássicos - e as séries dela são um saco, só passa a temporada de maneira MUITO atrasada, quando a temporada, em outros canais, já tem acabado.

    Enfim, foi um corte besta que fiz. Mas sigo me adaptando... cortei umas coisas, relacionadas à telefonia, que foram positivas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem anon, isso ocorre. Fiquei mais de um mês sem usar o serviço, mas ele ainda estava disponível pra mim, assim evito esse tipo de coisa.
      Entretanto, a falta ou não está bastante relacionada às suas expectativas. Claro que o preço de 120$ por varios canais, se comparado aos pacotes oferecidos, é ótimo. Só q nem todo mundo se incomoda com não estar com as séries em dia com o resto do mundo (eu, por exemplo) ou quer um mar de filmes. Eu gasto pouco tempo com isso, há quem gaste mais ou quem gaste ainda menos tempo q eu...
      Espero que consiga encontrar outra solução viável economicamente.
      E não deixe de pensar sobre suas expectativas em relação à TV. Acompanhe os comentários.

      Abc

      Excluir
  2. Até dei uma revisada nas minhas finanças, mas não tem muito mais o que cortar, hauhua.
    Pelo contrário, acabei aumentando alguns gastos, mas de serviços que considero essenciais, então ok.
    A única coisa que eu quero diminuir, é o gasto com tarifas bancárias, mas já vai fazer 2 meses que meu gerente está me enrolando e eu sem tempo para pressioná-lo ou ir até outro banco pra abrir uma conta e fechar essa.

    Celular eu gasto uns R$25 por mês, e gosto da Vivo. TV a cabo nunca fui "viciada", pois sempre achei irritante ter de me programar para esperar o horário certo para assistir algo, por isso quando a Netflix veio pro Brasil foi a minha maior alegria. Gastei grana comprando uma SmarTV, mas foi a melhor coisa, adoro poder assistir o que eu quiser, no horário que bem entender e poder dar pause xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Tinha mais itens pra cortar, como convênio médico, etc, mas já não tinham de onde cortar. E tem um serviço q pago, por exclusivo conforto, que segue valendo a pena o gasto.

      Migrar a conta pra digital é difícil mesmo, mas qlqr coisa teste a opção do intermedium. Tem bastante gente testando. Pode ser uma boa.

      Ainda chego nos $25/mes de celular, mas já avancei bem.

      E já escrevi sobre, mas não curto muito smart TV, hj prefiro uma simples, com chromecast, mas o sistema da minha é ruim. O de uma amiga é muito melhor, talvez no lugar dela eu estivesse satisfeito com minha smart :D

      Excluir
  3. Olá Funça,
    Eu uso o plano da TIm de 35 reais por mês. 400 minutos e 1Gb de dados. Por causa disso mão tenho telefone fixo.
    Não tenho TV a cabo e uso Youtube, Netflix e TV aberta em casa. Economiza muito.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ADP! Feliz ano cara.

      "Eu" não tenho telefone fixo, mas aqui em casa tem. Desisti de falar q da pra cancelar. Hehhe

      Pois é, reduzi muito meu plano, hj ele está bom, pois utilizo pra assistir aulas, então não vale a pena reduzir mais.

      Em casa estamos na mesma linha, mas TV aberta nem tenho utilizado...

      Abc

      Excluir
  4. É isso aí, FP
    Sobra dinheiro pra fazer uma bela viagem no final do ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Guardião,
      Nº meu caso será investido numa viagem. Só basta ver Ql será o destino.

      Abc

      Excluir
  5. Ainda bem que vc saiu da AFPESP. Nao presta pra nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria uma associação parecida com essa, mas aqui do meu Estado (cuidado, nem sempre o perfil é 100% verdadeiro. Algumas raras pessoas estão utilizando anonimato). Brincadeiras a parte, é algo parecido com essa aí, cheia de benefícios e vale a pena pra qm usa, que não é o meu caso...
      Abc IM

      Excluir
  6. Olá FPI!

    Cara não cortei a tv a cabo, mas consegui um desconto de R$ 600,00 /ano! Troquei de carro para um mais econômico (acredito que em combustível consigo economizar outros R$600,00 /ano sem mudar minha rotina)
    E agora é tentar equilibrar a alimentação (evitar o desperdício, algo que acontece pouco em casa, mas quero chegar a zero...)

    Abraços e bom ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excepcional hein II. Parabéns cara!
      Equilibrar a alimentação é mesmo excepcional, pois além de diminuir desperdício (acho difícil chegar a zero, mas dá pra chegar bem perto disso), melhora a saúde. Assim você tem mais dias produtivos, sem gastar com médico/remédios,

      Excluir
  7. Ótimas dicas FPI, comigo aconteceu o contrário, agora em Jan/17 eu já desembolsei a bagatela de R$ 6.100,00 =( mas eu considero mais como sendo um bom investimento, explico:

    Esse mês eu fiquei sócio de um clube de campo aqui da minha cidade, muito bonito e bem frequentado, com várias piscinas, quiosques p/ churrasco, lago p/ pesca, restaurante e bar top, quadras de esportes, área verde p/ corrida, etc... O título me custou 4k e a mensalidade será 175/mês... confesso que não é algo barato mas eu fiquei 2 anos na fila de espera (o clube é fechado e alguém mto próximo tem que indicar)... eu não queria desembolsar essa grana e assumir mais uma conta.. mas no final.. o clube está me fazendo muitooo bem, principalmente p/ minha saúde física e mental... eu moro num apertamento bem pequeno (78m2), então as vezes é bom sair p/ dar um relaxada... principalmente nos fds e feriados... e o clube tb será muito bom p/ quando eu tiver um filho... E sem contar que o preço do título se valoriza com o tenpo... Caso um dia eu queira vende-lo. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, dos clubes que conheço, na prática os títulos se valorizaram por pouco tempo e depois despencaram, espero que contigo ocorra o contrário.
      Bem, se está te fazendo bem, melhorando saúde física e mental e se você usa, OK. O problema é pagar pra NÃO usar...
      Essa história de que será bom quando eu tiver filhos é meio lendária. Veja: a gravidez dura 9 meses. Dificilmente no primeiro 1 ano, 1 ano e pouco a criança brincará fora de casa. Bem já se foram os dois anos que você esperou... Mas sem crise.

      Ah! 78m2 não é pequeno não, veja a realidade atual, especialmente fora do país!

      É ótimo poder contar com mais visões, participe sempre que possível!

      Abc

      Excluir
  8. Olá!!Estou economizando e não ao mesmo tempo...terminei a construção da minha casa, e tinha alguns móveis bons, e outros comprei usado para utilizar na casa de aluguel, e agora estou pesquisando muito para mobiliar a casa que é bem maior que a outra que vendi. Sobrou alguns materiais de construção que infelizmente o deposito não pegava, então vendi por um menor preço, e fiz um dinheiro, e alguns móveis usados que comprei na outra casa também vendi, e não joguei nada fora. Não instalei TV a cabo, e já economizei R$240,00 em 2 meses, e eu e meu marido somos funcionários Públicos, e pretendíamos fazer parte dessa associação, mas desisti no momento. Tinha duas assinaturas de revistas que ficavam muito caras, e eram espertos, pois tinha ligado para cancelar, e ativaram o meu cartão de crédito que não usava fazia uns 5 meses, deu trabalho, mas consegui cancelar, e assim economizar, e nem estava lendo as revistas, e quando quiser compro na banca ou no supermercado. Tem muitos itens que podemos economizar... Tenho muitas coisas para pagar, mas pretendo fazer uma viagem esse ano...o certo seria comprar agora para o meio do ano...Olha que azar, né!! mas as minhas férias acontecem apenas em janeiro e julho, que são as épocas mais caras para se viajar ...mas pesquisando consigo uns bons valores, e aproveito bastante...Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, obrigado pela visita!
      Parabéns para você e para o marido pela conquista.

      Vamos lá: o ônus de uma casa maior é, quase sempre, ter que gastar mais para mobiliar. Será alvo aqui do blog, um pouquinho mais pra frente, mas pense no DIY, ou faça-você-mesmo. Dá pra economizar muito.

      Vá com muita calma nos móveis. Sei que a ansiedade é imensa, mas cuidado para não comprarem além do que precisa. Muita coisa fica legal, mas custa caro. Vai fazendo aos poucos.

      O lance das revistas com renovação automática é sensacional, pras editoras. Muitas vezes acabamos não cancelando por preguiça. Criem o hábito de rever as contas a cada 3 ou 6 meses. Muitas vezes há no que economizar.

      Quanto a viagem, faça isso mesmo, com antecedência, geralmente o preço facilita. Caso use cartão de crédito e acumule pontos, veja pq trocar passagens acaba sendo um ótimo negócio muitas vezes.

      As associações são ótimas para quem as frequenta ou usa dos seus serviços. Mas é bastante difícil conseguir vagas em temporada, o critério normalmente é sorteio. Quem viaja fora de temporada, pode ser um ótima opção.

      Visitem sempre o blog.

      Abc

      Excluir
  9. Olá FPI,

    Excelente post.
    Eu cancelei minha TV a cabo e vou economizar R$1500,00 anuais.

    Feliz 2017.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá FPI, eu já faço uso de celular pré pago há tempos, carrego os créditos 30 reais mensais, faço a recarga com cartão de crédito no site da operadora e ganho 200 mb de dados e durante o mes geralmente compro um plano de 100 mega por 2,49. me atende muito bem o plano, mesmo porque ainda ganho 2 mil reais de creditos por dia para falar com fixo (por dia). Sobre a TV a cabo, eu tenho o combo, para poder ficar mais barato possivel, a tv a cabo eu tenho só os canais abertos, mas tenho um decoder pirata que abre todos os canais rsrss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ao contrário do que muitos pensam, celular pré-pago não é o fim do mundo, hehehe.
      Bem, sobre seu decoder da TV a cabo, vc sabe minha opinião. Enfim, alguém acaba pagando essa conta =/

      Excluir
  11. Grande FPI.

    Aportou todo o décimo terceiro?

    Pra ficar mais alerta nas contas eu multiplico tudo mensal por 12 pra ver o custo anual, depois por 10 pra ver o custo em 10 anos. Vc fica impressionado com o dinheiro que vai pro ralo.

    Quer ver pior, depois bota o mesmo dinheiro na calculadora do TD e simula quanto teria com os juros.

    E pra piorar mais, o que sempre é bom, calcula o módulo do que perdeu pro que deixou de ganhar pra ver a amplitude financeira do vácuo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Frugal, prazer tê-lo aqui!

      Não aportei todo o décimo terceiro, mas aportei ele quase todo.
      Fiz o impacto anualizado de muita coisa. Vou fazer algumas coisas em 10 anos pra ver como isso fica!

      Colocando na calculadora de juros do TD, choro... Ou numa HP (emulada no celular), pra ver o montante acumulado com 0,5% a.m.

      Agora essa amplitude financeira do vácuo deve ser calculada sempre longe de janelas, facas ou objetos que possam facilitar o suicídio...

      Abc

      Excluir
  12. Começar o ano já economizando realmente é maravilhoso! haha
    vou dar uma olhas nos posts indicados!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Invisto a algum tempo e sempre acompanho os investidores da blogosfera, as atualizações, ranking, etc...

    Finalmente criei um blog e espero atingir o mesmo objetivo que a maioria: a Independência Financeira!

    Ótimas dicas e já estou pensando em colocar algumas em prática!

    Valeu! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atualização Patrimonial - Junho, Julho e Agosto - 2020

Como eu diminui minha vontade de gastar (editado)