Atualização Patrimonial - AGO: R$ 407.997,64 (-7.815 ou -2,99%)

Pessoal,
atualização atrasada e a jato para manter o blog em ordem (sei que preciso reorganizar a vida, mas bora lá):

Com esse belo aporte, o total anual saltou para R$ 3.156 (faltam pouco menos de 12k)

INVESTIMENTOS:

Em agosto, da parte de ações contei com 2 lotes de ODPV3, que estreou na carteira, e aumento de 1 lote de MDIA3.
Na parte de FII, houve aumento de posições: XPML11, FEXC11, VRTA11, VISC11 e JSRE11.
Como sempre perguntam, a maior parte dessa grana veio da poupança.


ALOCAÇÃO DE ATIVOS:


PARA O PRÓXIMO MÊS:

Já estamos no meio do mês, então as coisas parecem bem melhores. Vamos ver como seguirão os próximos 15 dias.
Posso adiantar que subscrevi também as 19 cotas de CTPS11B.
Quero recolocar o que foi retirado da RE (na poupança), mantendo sempre algo próximo aos 20k.
Vamos ver o quanto conseguirei aportar, pq o dinheiro das férias será usado prioritariamente nas férias, se sobrar algo, vai pro aporte.

Comentários

  1. Acho que fez uma boa compra em Odontoprev. ótima empresa para holder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Beto,
      penso o mesmo. Talvez aumente um pouquinho minha posição. Vamos ver como seguem as coisas.
      O BR é o "pais dos dentistas". É um serviço que boa parte da população usa, por ser relativamente acessível, ao passo que muita gente ainda não o utiliza com a devida frequência (ou sequer tem acesso), ou seja, tem muito pra crescer ainda.
      Acredito que a economia nacional deva melhorar um pouco, permitindo que tais serviços sejam acessados por um numero maior de clientes.

      Sucesso meu caro

      Excluir
  2. Fala FPI,fico triste pelo decréscimo percentual mas feliz por se manter firme, bem como a mentalidade Buu and hold, da qual eu compartilho.

    Me tire uma dúvida? Olhando seu patrimônio de forma mais precisa, antes marca 415k e depois 407k, msm com um aporte de 4k... O decréscimo não seria de 11k não? Afinal, deveria considerar os cerca de 7k no patrimônio geral bem como os 4k aportados...?

    Desculpa se estiver falando besteira mas eh q no título fala em queda de 7k e na minha visão deveria ser os 7k mais os 4k de aporte, afinal, os 4k são aportes mas anteriormente a eles a queda real era de 11k e foi "mascarada" pela entrada de 4k...

    Abraços,

    Intendente Frugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IF, como vão as coisas?
      Cara, seguinte, olho o valor "global" (números absolutos), assim é uma simples medida do quanto tinha antes e do quanto tenho agora. Da mesma forma, quando aumentou de 404k para 408k (mesmo com um saque de 7k), houve um aumento do patrimônio (seguindo esta mesma métrica) (referência junho x maio).
      Esses valores totais são um parâmetro, mas como não os controlo, gosto muito de medir o quanto aportei, se estava dentro do meu projeto (financeiro e de vida), se consegui algo a mais, essas coisas. Outra coisa que gosto de comparar é a quantidade de ações/FII que tenho, pq no futuro os proventos virão deles. Então quanto mais "unidades" conseguir comprar, em tese, melhor (premissa: são investimentos aceitáveis/bons).

      Você não falou besteira não, se for ver o que aconteceu realmente com meu patrimônio, pode ser que o decréscimo tenha sido de 11k mesmo ou algo entre 7 e 11k (como é meu caso), mas para saber isso, precisa saber onde aportou e medir cada coisinha individualmente. Por exemplo, se tivesse 20k de uma ação e investi mais 4k nela e caiu 50%, perdi 12k. Se não tivesse investido, teria perdido "apenas" 10k. Ou se investi em algo que subiu 100% e outras coisas caíram mais... Começa a ficar muito complicado pra mim (e aqui provavelmente escrevi alguma grande asneira, mas vamos aprendendo).

      Enfim, tem um nível de controle que pra mim se torna improdutivo.

      Essa ideia de gerenciar o patrimônio desta forma não é minha, peguei nas planilhas do AdP e do surfista Calhorda. As duas são excelentes! Acho muito prático mesmo. Vc gerencia como se fosse um fundo.

      Excluir
  3. Sensacional!!! 4 vezes maior que a minha carteira... Parabéns esta indo no caminho certo... Este mês fiz a subscrição do XPLG11... vamo que vamo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai meu caro, vamo que vamo...
      Não vou dizer que o tamanho da carteira não importa, pq seria mentira =/
      Mas cada carteira tem sua história junto com seu criador. E isso vale muito!
      O importante é que a sua tá crescendo e qdo vc perceber, ela será 4x maior do que essa minha :-)
      Muito sucesso meu caro!

      Excluir
  4. Aposto que é maçom.

    Se der uma resposta atravessada é porque é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que aqui não seja o melhor lugar pra apostar, sr. Anônimo, mas gostei do seu jeito de chegar às infalíveis conclusões.

      Excluir
    2. Não, não é uma aposta de infalibilidade, mas uma constatação.

      Esses três pontinhos no título do seu blog é o que instiga a dúvida. Talvez se você não fosse não teria preocupação em negar.

      Eu não estava apostando, é somente um modo de dizer.

      Excluir
    3. Entendi Anon (:
      Não sei quanto às pessoas que negam, mas enfim, é apenas um recurso visual que traz algum destaque no título.
      Muito antigamente, brincava de fazer sites no dreamweaver e usava ..:: TITULO ::..
      Achei esse melhor
      Tem outros legais tb no recursos de emoji no macOS
      Abc

      Excluir
  5. oi

    como eu faço aquele grafico com as metas e o real

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já tá pronto na planilha do Surfista Calhorda (tem aqui no blogroll) - http://elenaosurfanada.blogspot.com/p/planilhas-financeiras.html

      Mas dá pra fazer na mão:
      células: 1) % desejado; 2) % real; 3) diferença planejado - real; 4) valor percentual + formatação condicional de barra de dados

      Excluir
  6. Fala FPI! Muito bom desempenho, apesar da baixa. Esse mês foi ruim pra muita gente, inclusive para mim. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paul, blz cara?
      Realmente esse ano o desempenho está muito acima da expectativa.
      Agosto judiou bastante, mas setembro tá ai né, vamos ver como termina ;-)
      Abc

      Excluir
  7. Olá FPI!

    A desvalorização foi devido a queda do preço dos ativos?
    Eu tenho pensado em alguma forma de mostrar que nesses tipos de quedas apenas o preço caiu e não a quantidade de ativos em si e tals..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ITI (eita, ficou engraçado o acrônimo),
      exatamente, a desvalorização de cada ativo.
      Para fazer isso que você quer, basta computar apenas a quantidade de ativos que você possui, ignorando o preço (ou computar os dois e escolher no que você vai focar).

      Abc

      Excluir
  8. Mais um bom aporte pra carteira, 400k parece que se tornou sua nova "linda de base". Rumo ao meio milho.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IC, assim espero,
      mas dada a alta exposição à RV, creio que mais uns 50k de aporte pra "firmar" essa "linha de base". Vejamos como segue.
      Se as coisas continuarem assim por mais 12 a 24 meses, quem sabe alcanço o meio milho (embora acho q isso é bastante improvável).

      Abc

      Excluir
  9. Fala Funcionário,

    A ODPV3 realmente é uma excelente empresa, também tenho ela em carteira.

    ah, Depois atualizar aí meu link

    Abraços,
    Maromba Investidor
    https://marombainvestidor.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atualização Patrimonial - Junho, Julho e Agosto - 2020

Como eu diminui minha vontade de gastar (editado)